quinta-feira, 16 de maio de 2013

Encontro formativo para a Semana Missionária chega à Pelotas

Formação na Área Pastoral de Jaguarão
O Setor Juventude da arquidiocese de Pelotas vem promovendo desde o dia 13 de abril, nas Áreas Pastorais, encontros para jovens e adultos em preparação para a Semana Missionária. O objetivo é preparar a juventude e os adultos para a recepção dos peregrinos que virão vivenciar a experiência da evangelização em nossa arquidiocese, uma semana antes da Jornada Mundial da Juventude. Vale destacar que a Semana Missionária acontece com ou sem visitantes de outros países. De acordo com o Pe. Eneias Carniel, coordenador do setor, os encontros formativos vêm sensibilizando e informando sobre a acolhida e a programação da Semana Missionária, que pretende promover uma grande integração cultural e religiosa entre os jovens.

Os encontros formativos já aconteceram nas Áreas Pastorais de Jaguarão, Piratini, São Lourenço, e Canguçu. Os próximos encontros acontecem na Área Pastoral de Pelotas, no próximo final de semana, dias 18 e 19 de maio e 1º e 2 de junho, nas Paróquias: São Cristóvão, São José e Sagrado Coração de Jesus (confira a programação).Haverá formação igualmente para os adultos dos movimentos leigos, organismos, colégios católicos e UCPel, no dia 16 de junho. A Semana Missionária acontecerá entre os dias 16 e 20 de julho.

Confira a programação:

Formação para a Área Pastoral de Pelotas

Formação para os Jovens

Dia 18/05 – Paróquia São Cristóvão  – 9h às 18h

Grupo 1: Paróquias: N. Sra. da Luz, São Cristóvão, Sto. Antônio, Senhor Ressuscitado, Diaconia, Sta. Teresinha, Sto Cura D´Ars.
---------------------------------
Dia 19/05 – Paróquia São José Fragata – 9h às 18h

Grupo 1: São José, Aparecida, Sta. Tecla, Sagrado Coração de Jesus, Fátima, e Catedral

Formação para os adultos

Dia 01/06  – Paróquia São Cristóvão – 9h às 18h

Grupo 2: Paróquias: N. Sra. da Luz, São Cristóvão, Sto. Antônio, Senhor Ressuscitado, Diaconia, Sta. Teresinha, Sto Cura D´Ars.
----------------------------------
Dia 02/06 – Sagrado Coração de Jesus - Porto  – 9h às 18h

Grupo2: Paróquias: São José, Aparecida, Sta. Tecla, Porto, Fátima, e Catedral
-----------------------------------
FORMAÇÃO PARA OS ADULTOS DOS MOVIMENTOS, ORGANISMOS, COLÉGIOS CATÓLICOS E UCPEL

Dia 16 de junho

...

O que é a Semana Missionária?

O Programa dos dias nas Dioceses começou em 1997, por ocasião da JMJ de Paris. A Igreja na França promoveu estes encontros para facilitar a evangelização dos jovens, conseguir que o país inteiro acolhesse os peregrinos vindos de outros países e motivar os jovens franceses a participarem da JMJ.
Estes Dias, marcados por eventos pelas diocese anfitriãs, possibilitam encontros culturais, turísticos, solidários e religiosos entre as diversas juventudes do mundo. Isto acontece na semana que antecede a JMJ no país de acolhida. No Brasil, em virtude do lema da JMJ ser "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28,19), foi sugerido pela CNBB ao Pontifício Conselho para os leigos (PCL) que fosse chamado de Semana Missionária.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O que é a Jornada Mundial da Juventude?

É o encontro internacional dos jovens com o Papa que chega ao Brasil entre os dias 23 e 28 de julho, próximo. Considerado o maior evento mundial direcionado aos jovens, a 28ª edição da Jornada traz o lema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), o encontro contará com a presença do Papa Bento XVI e tem como principal objetivo passar para todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo. Tendo como melhor metáfora “o saco de dormir” ou o “mochilão”, a JMJ Rio2013 promete atrair jovens de espírito aventureiro de todos os continentes, etnias, credos e religiões para celebrar a amizade, a união, a preocupação com o próximo, a convivência, a multi-culturalidade e a fé. O evento também se propõe a deixar um significativo legado social, cultural, econômico e artístico para o Brasil.

0 comentários: