top of page

Grupos Jovens

Paróquia São José - Fragata - Gurizada de Francisco

(Paróquia São José - Av. Duque de Caxias, 509, Pelotas)

O Grupo Jovem da comunidade São José teve início em outubro de 2014, mais
precisamente dia 7. Com o intuito de reunir jovens de nossa comunidade para servir, estudar a palavra de Deus e seguir seus caminhos.
O grupo surgiu após um retiro do Movimento Jovens de Nazareth, no qual jovens
incentivados por seu professor/catequista, tiveram o primeiro contato com a igreja. A proporção do grupo foi crescendo e hoje contamos com um grande grupo, que segue sempre ativo em sua paróquia, ajudando e trabalhando em sua comunidade.
Identificando-se com São Francisco de Assis e buscando que os jovens aprendam a
viver e testemunhar o amor universal de Nosso Senhor Jesus Cristo, o grupo tornou-se franciscano e adotou o nome "Gurizada de Francisco", vindo a fazer parte da Juventude Capuchinha e sendo acompanhado e orientado pelos Freis Capuchinhos do RS.
Hoje, o nosso grupo se reúne todos os sábados na comunidade São José das 16h30 às 20h30, hora em que temos o encerramento da missa.
Somos unidos pela fé, pelo amor ao próximo e acima de tudo amor a Deus. Nosso
grupo anima as missas na comunidade todo terceiro sábado do mês, também
contamos com retiros de formação franciscana para jovens e adultos, retiros fechados para reflexão em grupo, viagens, ações beneficentes, encenações, tapetes de Corpus Christi, participamos de movimentos da Igreja, dentre muitas outras coisas para manter os jovens unidos e com o foco no objetivo principal. Não nos deixando esquecer do motivo que nos trouxe até aqui e nos mantém firmes na caminhada.

Mais do que um Grupo de jovens, mais do que uma fraternidade, Gurizada de Francisco é uma família.

Paróquia São José - Fragata - Guerreiros de Cristo

(Comunidade São Judas Tadeu - R. Carmem Miranda, 613, Pelotas)

A ideia de formar um grupo de jovens na comunidade São Judas Tadeu, surgiu a partir do catequista e atual diácono Carlos Barcellos, que convidou os jovens que estavam fazendo catequese e outros que já a haviam concluído para se reunir uma vez por semana na comunidade.
No dia 27 de agosto de 2009, iniciamos as reuniões com oficinas que nos ensinaram o significado de ser grupo jovem e mostrando todas as atividades que o mesmo exercia. Sendo essas elaboradas por Carla Barcellos, Giovani de Moura e Anderson Martins.
Após a formação, o grupo seguiu com seus próprios passos, escolhendo como nome do grupo: “Guerreiros de Cristo”, pois acreditamos ser um nome forte tal qual a nossa fé durante a caminhada, defendendo a vida com as “armas de Cristo”, que é o amor por Deus e nossos irmãos.
Tivemos como primeira ação solidária a arrecadação de brinquedos para uma creche carente próxima a nossa comunidade. E no fim deste mesmo ano, fizemos nossa primeira peça teatral, na qual descobriríamos que esse seria nosso principal meio de evangelizar. O tempo foi passando e o grupo foi praticando mais ações pela cidade e se inserindo cada vez mais nas atividades paroquiais e arquidiocesanas, tais como: Via Sacra, Corpus Christi, Pra todo canto, Bote fé, JMJ, entre outros eventos.
Atualmente, o grupo jovem Guerreiros de Cristo é o mais antigo em atividade de toda a paróquia. Nosso grupo tem seus encontros todas as quintas às 19:30, além de realizar missas jovens todo 4o domingo na comunidade São Judas Tadeu. Este grupo tem como objetivo principal evangelizar os jovens através de encontros reflexivos e dinâmicos, buscando partilhar conhecimentos sobre assuntos diversos, educando os jovens sobre diferentes aspectos, além de mostrar o modo que Jesus viveu e tudo que ele ensinou, ajudando assim, na formação do caráter de cada membro, para termos no futuro uma sociedade mais harmônica e caridosa.

Paróquia Nossa Senhora da Luz - Grupo Jovem Servos do Senhor

(Padre Anchieta n° 3560)

O Grupo Jovem Servos do Senhor (GJSS) abriga loucos desde 1972. Desde lá, centenas de jovens passaram por esse grupo que é um dos mais tradicionais da cidade. As reuniões acontecem aos sábados na Igreja Matriz Paróquia Nossa Senhora da Luz, na rua Padre Anchieta n° 3560, às 17h. Logo após, os jovens conduzem a missa e fazem uma confraternização em seguida. O GJSS também tem o costume de realizar o Cerco de Jericó, bem como participa do Tapete de Corpus Christi e de ações, como visitas ao asilo.

Paróquia Santo Cura D'Ars - Grupo Jovem N.S. da Glória

O Grupo Jovem da Glória foi criado em 09/04/2016 e é voltado para jovens a partir de 13 anos. Os encontros ocorrem todos os sábados na Comunidade Nossa Senhora da Glória (Av Peri Ribas, 573 - Arco Íris) às 15h ou 17h. Atualmente o grupo ajuda a organizar os encontros para o GAS - Grupo Anjos do Senhor, que é o grupo de crianças da Comunidade.

Paróquia Senhor Ressuscitado - Grupo Jovem Nossa Senhora das Graças

(Rua Guararapes, 50 Areal)

O Grupo Jovem Nossa Senhora das Graças (GJNSG) teve seu início em 17 de setembro de 2011, quando um grupo de quatro jovens se reuniu em um encontro do Movimento Jovens de Nazareth e decidiram formar um grupo de jovens no bairro Areal. Para isso, foi escolhida a Comunidade Católica Nossa Senhora das Graças (situada na rua Guararapes, 50) que recebeu e acolheu os jovens com muito entusiasmo e carinho. Desde então o grupo foi crescendo e se fortalecendo na fé, passando por várias fases e presente nas atividades pastorais da comunidade, da paróquia e da arquidiocese. Assim como também realizam ações que fortalecem a importância de ser uma Igreja em saída, buscando sempre transformar o mundo em um lugar melhor.

Nos desenvolvemos dentro da igreja  em colaboração com a preparação de missas e celebrações, efetuando: leituras, salmos, preces e muita música! Ajudamos também na parte da organização em união com coordenação da comunidade.
Fazemos almoços e colaboramos com parte da renda para a construção da nossa nova comunidade! As reuniões ocorrem todos os sábados sempre iniciando com a celebração eucarística ou da palavra às 17h30min e atualmente contam com cerca de 10 a 15 participantes.

Paróquia Santo Cura Dar's - Grupo Jovem da Trindade

(Av. Visconde de Pelotas, 451)

O Grupo Jovem Trindade, é formado de jovens de 13 a 20 anos, as nossas reuniões são às 19:30 na comunidade da Trindade (rua: Visconde Pelotas n°451), situada na Cohab Tablada. Além de nossas reuniões temos a Janta solidária, que é feita e servida pelos próprios jovens nas terças-feiras, a partir da 13H com a preparação da comida na comunidade, e às 20H  servida para os moradores de rua nos Correios, fazemos também ações em asilos e hospitais. Contamos com dois retiros por ano, que é um encontro ainda maior com Deus, mas para esse retiro ser realizado precisamos da ajuda de todos para o nosso almoço, tanto dos integrantes do grupo, como dos integrantes da comunidade, participamos com toda Juventude da arquidiocese dos Tapetes de Corpus Christi. Certamente a tua presença no grupo agradará muito a Deus, vem participar conosco!

Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Grupo Jovem de Fátima

(Rua Frederico Trebbi, 68)

O GJF (Grupo Jovem de Fátima) foi criado em 2012 através do pároco, que junto com toda a juventude da paróquia ajudou a fundar o grupo. A primeira reunião oficial foi no dia 28/07. Desde então crescemos na fé juntos, sempre tendo em vista nossa relação com Jesus, através da intercessão de Maria! Somos muito ativos dentro da paróquia, ajudando nas Missas e também na catequese, além das ações durante o ano.

Paróquia São Francisco de Paula - Grupo Jovem da Catedral 

As tardes de domingo ganharam mais união. Mesmo que sejam encontros quinzenais, a sensação é que ganhamos uma família! Uma família pelotense formada por paulistas, mineiros, gaúchos,
amazonenses, cariocas, goianos, entre outros lugares.
Iniciamos o nosso dia participando da missa das 10:30 na Catedral, louvando juntos à Deus.
Logo após nos alimentarmos do pão da vida, cozinhamos juntos na Casa da Irmandade um delicioso almoço para então nos deliciarmos do alimento que nutre.
Durante a reunião é notório que a diversidade cultural nos faz divertir e compartilhar muitas experiências, desde formações da vida cristã a partilhas simples de cada um.
Desejamos ser o ombro amigo daqueles que deixaram suas famílias nas mais variadas regiões do país, para aventurar-se no Rio Grande do Sul, seja por motivo de trabalho ou de estudos. Ou mesmo a
mão que acolhe e quer fazer comunidade com todos jovens que passam pela paróquia. Sabemos que mais do que o aprendizado laboral e intelectual, devemos dia após dia nos empenharmos na vida em comunhão com Deus e com os irmãos.
É por isso que nós, Grupo Jovem da Catedral, estamos de braços abertos esperando que mais jovens se juntem a nós na busca, não só por um domingo santo, mas sim, por uma vida santa.

                                                                     Jéssika Verônica Ramos Ribeiro

Paróquia Santo Cura Dar's - Grupo Jovem Espírito Santo

(Lourenço Fernandes, 789)

O Grupo Jovem Espírito Santo (GJES) teve início em 2013, através de uma turma de IVC que após ter concluído a catequese sentiu a necessidade de um espaço maior para a juventude na comunidade, então veio a ideia de montar um grupo jovem e junto com os jovens mais velhos que já frequentavam a comunidade, o GJES foi tomando forma.

O grupo realiza várias atividades durante o ano, tais como: retiros, ações de Natal/Páscoa/Dia das Crianças, almoços, festa juninas e ajudamos também na preparação da missa que é as 20h pós o grupo jovem.

Atualmente nos encontramos todos os sábados às 18h no salão da nossa Comunidade que se localiza na rua Lourenço Fernandes nº 668 (Santos Dumont/Cohab Tablada). 

Paróquia Santo Cura Dar's - Grupo Jovem Santo Antônio

(Rua Alcides Veleda, 407 – P.A.R. Querência)

O Grupo de Jovens Santo Antônio (GJSA) teve início no dia 31 de março de 2018. O grupo era esperado desde 2008 (quando a comunidade foi inaugurada) pois nunca teve nenhum grupo jovem na igreja por falta de jovens. Como a comunidade, o grupo jovem também é o caçula da paróquia.

O grupo começou com 5 pessoas, e hoje estamos com 8/10 jovenzinhos de 13 á 17 anos. Nos encontramos todos sábados às 15h, para fazer nossas reuniões e transmitir pelo menos um pouquinho do amor de Cristo para nossos jovens. Preparamos a missa no segundo domingo do mês. Ajudamos nas festas da comunidade e esperamos ajudar muito mais!!

Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Grupo Jovem do Porto

(Gomes Carneiro, 1319)

O grupo jovem da Paróquia do Porto (GJPP) surgiu em novembro de 1972 a partir de uma necessidade dos jovens de fazerem algo concreto dentro da igreja. 
Desde então sua função é manter os jovens ativos dentro da igreja, realizando ações e promovendo a evangelização de outros jovens.
O grupo jovem funciona juntamente com a igreja Sagrado Coração de Jesus, onde auxiliam um ao outro para a promoção de um bem maior em favor de Deus.

Paróquia Santana - Grupo Jovem Anjo Gabriel

Comunidade Nosso Senhor do Bom Fim - Colônia Cascata

Nosso grupo surgiu no dia 01/10/22, fruto de uma vontade de evangelizar os jovens e mostrar para eles o caminho de Cristo. O grupo participa de ações dentro da comunidade, como a separação de alimentos para doação de cestas básicas, além de organização de eventos e atividades da comunidade. Participamos de encenações como a Via Sacra e o Nascimento de Jesus. Organizamos todos os meses uma missa jovem, sempre no Primeiro sábado do mês as 17:00.

bottom of page