• Bruna Heinemann

Cantata de Natal da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes no Sítio Floresta.


No último Domingo, dia 17 de Dezembro aconteceu em Pelotas na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes da Pró Paróquia Operários de Cristo uma Cantata de Natal.

Com a comunidade cheia, a noite contou com apresentações da Banda da Escola Independência, Conservatório de Música Elaci Shcneider, Sociedade Italiana e Canções do Grupo Luz do Caminho. Além disso, a noite foi abrilhantada com diversas participações das crianças da catequese e dos grupos bíblicos da comunidade.

Em entrevista, Patrícia que é coordenadora da comunidade junto com seu marido Gerson desde abril deste ano, conta alguns detalhes sobre a comunidade Nossa Senhora de Lourdes: "É uma comunidade de bairro, a gente tem uma obra em construção e vários trabalhos de catequese. A gente atende todos os sábados mais de 70 crianças do bairro, a maioria de 3 a 14 anos, temos também a catequese de adultos e 3 grupos bíblicos bem fortes aqui na comunidade que vão fazer agora uma apresentação sobre o evangelho de Mateus que é o que a gente trabalhou durante o ano".

Patrícia conta que eles comemoram várias festas durante o ano além da Cantata de Natal que é a última do ano. A comunidade tem tido uma procura alta de público e busca sempre incentivar que crianças pequenas participem das atividades da comunidade, pois é um caminho para que os pais também freqüentem e participem das atividades da comunidade, por exemplo, fazendo a Comunhão.

É feito um trabalho na Catequese, onde as crianças participam ativamente na execução. São recebidas doações de alimentos durante as missas do advento e algumas crianças da Catequese vão entregar esses ranchos nas casas das pessoas mais carentes e outras vão até as casas de doentes para fazer orações. Patrícia ressalta: "Não adianta a gente estar dentro da comunidade, falar muito bonito e não fazer o bem, eles precisam entender que é uma obra... A comunidade se baseia mais é na catequese".

Haviam alimentos sendo vendidos na ocasião, cachorro quente, pastel, refrigerante, e vários outros, questionei sobre o motivo desta ação e Patrícia explicou: "A gente faz nesse dia uma copa, para ajudar no custeio de passeios e brincadeiras com as crianças, porque eles também tem direito de se divertir, né? No sábado que vem nós queremos levar a turma toda lá no Santuário de Guadalupe para conhecer o presépio e rezar na casa da Mãe. Então como estamos em um bairro carente, muitos não tem condições de custear, então a gente faz essas copas, o pessoal que vem e se solidariza, ajuda e o lucro é para a catequese: Passeios, material de pintura de desenho, é tudo fornecido pela comunidade".

Conversamos brevemente sobre a construção do novo templo da comunidade que está agora na fase de colocação do telhado, e que também conta com a ajuda da comunidade e a arrecadação de fundos com a promoção de almoços e festas para o bom andamento da obra.

Perguntei à Patrícia se gostaria de deixar alguma mensagem sobre esta época especial e a resposta foi convicta: "A base de tudo é a família, se a família vai bem, teremos um bom Natal, não importa se o peru é magro ou é gordo, o importante é que a gente tenha a paz no coração, e isso, eu desejo a todos".

A Cantata foi encerrada com um belo teatro da Catequese explicando os símbolos do verdadeiro Natal. Sem dúvidas foi uma noite de integração e comemoração: Nasceu o Salvador!


0 visualização
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube