• Bruna Heinemann

Refletir e Agir é Preciso: 41º Romaria da Terra

Na noite de segunda feira (12/02) um ônibus lotado saiu de Pelotas para Mampituba com destino à 41º Romaria da Terra. Foi uma viagem longa, mas fomos os primeiros a chegar junto com nossos queridos de Rio Grande.

A cidade de Mampituba foi presenteada com um belo dia de sol com nuvens que amenizou o calor dos Romeiros e possibilitou que todos admirassem a extravagante beleza da natureza que rodeia a cidade.

Chegando lá, um café da manhã especial nos esperava, junto à uma equipe de apoio super disposta. Logo em seguida, as músicas que foram distribuídas em um leque começaram a ser cantadas, começando a transformar o ambiente e recebendo aos poucos os milhares de Romeiros que iam chegando.

Eram milhares de pessoas das mais diversas cidades do Rio Grande do Sul, e concentrados nas palavras do livro bíblico de Rute, contemplamos belas reflexões sobre amor e respeito.

O lema da Romaria era "Mulheres Terra: Resistência, Cuidado e Diversidade." Feita a abertura, os Romeiros realizaram a procissão até a comunidade de Rio de Dentro, onde intervenções artísticas marcaram vários pontos do trajeto.

"Ouça, estamos gritando!", "Padrões para quem?", "Ouça, nossa voz já está em você!" , "Mulheres e homens terra" , "Sementes do amanhã", "Para um mundo melhor..." e "Filhos de Rute e outras Marias" foram as frases que antecederam cada uma das intervenções, que abordaram temas importantes como a luta da mulher contemporânea, os padrões inalcançáveis de beleza que ainda escravizam muitas mulheres, a preservação da água, a importância da agroecologia vista no momento em que a terra está em contato direto com o corpo, vista da perspectiva da preservação do solo e fazendo um paralelo com as sementes saudáveis que podem dar frutos e crianças crescendo com pensamentos e atitudes que garantirão um amanhã saudável e sustentável. Ainda mulheres da região com delicadas bandeiras feitas artesanalmente bordadas de palavras chave, davam "dicas" dos temas que seriam abordados posteriormente na continuidade da Romaria. Finalizando, pais e filhos representaram a importância da família e da valorização da mulher como personagem atuante e igualmente importante dentro do núcleo familiar e da sociedade.

Chegando em Rio de Dentro, a praça de alimentação agroecológica e as mais diversas bancas com produtos artesanais eram um convite ao descanso para recarregar as baterias e participar de uma tarde com muito conteúdo.

Apresentações artísticas animaram e descontraíram o local, sempre com alguma crítica construtiva ou denúncias que necessitavam reflexão.

Diversas palestras marcaram a tarde, dentre elas o Monge Beneditino, Marcelo Barros, e a Deputada Maria do Rosário.

A tarde foi encerrada com emocionante Missa, onde estiveram presentes dezenas de Padres, Diáconos e Sacerdotes do Rio Grande do Sul, duas Reverendas Anglicanas e sete Bispos, incluindo nosso Arcebispo Dom Jacinto Bergmann.

O Bispo Dom Jaime Kohl da Diocese de Osório presidiu a Missa e salientou a importância da preservação da natureza, a importância dos leigos e leigas que participam para melhoria da sociedade, e relembrou que Jesus foi sempre compassivo, solidário com quem clamava por alguma necessidade. "Por isso, não mais discriminação, não mais exclusão, não mais marginalização! Mas fraternidade, solidariedade. O mundo precisa ser construído sobre os valores do evangelho: Da fé, da esperança, da caridade cristã que se torna concreta, eficaz..."

A Romaria foi finalizada com uma apresentação teatral e uma carta feita pelos Jovens que assumiram compromissos em atitudes concretas para serem uma Juventude Católica cada vez mais socialmente ativa e mudas de plantas foram graciosamente distribuídas, para que a semente das palavras meditadas durante o encontro, permaneçam vivas, e continuem sendo cuidadas e meditadas diariamente, para que cresçam, se tornem visíveis e tragam valores de amor e atitude para nossa sociedade.

A próxima Romaria da Terra será na Diocese de Uruguaiana, vamos juntos participar?

• Facebook ícone social