top of page
Foto do escritorArquidiocese de Pelotas

VOCAÇÃO DIVINA


Mês de agosto. Mês que dedicamos uma atenção especial ao chamado divino, ao

silvo suave do Bom Pastor que chama Suas amadas ovelhas.

A vocação divina começa quando somos chamados à vida. Deus nos criou com a

participação de nossos pais. Não importa como tenha sido.

A segunda vocação para nós cristãos é o chamamento divino a seguir os passos de

nosso Mestre e Senhor Jesus. Vocação à vida da graça, vocação à santidade.

Dentro desta vocação geral á vida cristã temos as vocações específicas: vocação matrimonial, vocação de especial consagração e vocação ao ministério ordenado (diáconos, presbíteros e bispos).

A vocação divina é um sinal evidente de amor e amizade. É por isso que o Senhor chama. Portanto a dimensão vocacional da nossa vida é - deve ser - transbordamento de Amizade divina e humana, de Amor divino e humano. É uma tremenda aventura que tende para um "quê" de plenitude, apesar de ainda experimentarmos a precariedade da vida terrena.

Diante desta certeza é necessário insistir que discernir a vocação divina para minha vida é o que tem de mais importante e decisivo. O Senhor pensou-me eternamente com tais e tais características, em determinado momento da História, neste lugar que vivo, para uma missão que Sua Providência concretiza. Como Deus é amor e é onisciente, Seu desejo sobre minha pessoa é o melhor para mim. É o que me fará muito feliz. Seguir a vocação divina é mais importante que qualquer outro plano pessoal que não considere o chamado de Deus.

No entanto, o Senhor quer que respondamos ao Seu chamado com a mais absoluta liberdade. Saber o que o Senhor quer e decidir livre e pessoalmente por aquilo que Ele quer. Sem uma resposta livre não haveria amor. E o amor é o fundamento e a essência de todo e qualquer chamado de Deus, bem como da correspondente resposta humana.

Ajudar as crianças e os jovens - filhos, netos, sobrinhos, afilhados, catequisandos, coroinhas, amigos, colegas... - descobrirem o desejo de Deus sobre suas vidas é o mais belo, importante e verdadeiramente decisivo para eles. Ensiná-los igualmente a terem gosto por entregar a vida, viverem a liberdade com responsabilidade.

Pode ser que nunca tenha buscado saber qual a vontade de Deus sobre minha existência, ou que sabendo não a tenha respondido, ou ainda que tenha respondido por um tempo, e depois a abandonado. O Senhor continuará me amando da mesma forma. Perdi coisas grandes que o Bom Deus quereria que vivesse, é verdade. No entanto, como no GPS ou no Waze, quando estou perdido e volto a procurá-Lo buscando Sua Vontade, Ele como que "recalcula a rota" dando-me voltar a participar da Sua Vida e proporcionando a alegria de seguir Seus Santíssimos desígnios de maneira a chegar à Sua meta.

Como Deus é bom! As vocações fazem parte deste Amor infinito.

Pe. Darvan Hernandez da Rosa - Pároco da Paróquia Santo Cura d'Ars e Diretor Espiritual do Seminário São Francisco de Paula.


89 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page