• Arquidiocese de Pelotas

INSTRUMENTAL DE AVALIAÇÃO PARA A ASSEMBLEIA PASTORAL ARQUIDIOCESANA


Caro Pároco (Vigário Paroquial) e caros Membros do CPP – Conselho Pastoral Paroquial!

Aproxima-se a nossa Assembleia Pastoral Arquidiocesana (26 e 27 de outubro). É tempo de avaliarmos a caminhada feita ao longo do ano de 2018 e projetarmos o próximo ano de 2019.

Nestes três anos – 2016, 2017 e 2018 do nosso “Plano Pastoral Arquidiocesano–quadriênio 2016-2019”, já vivenciamos a “Casa em Missão”, a “Casa da Palavra” e a “Casa do Pão”. No ano de 2016, priorizando a “Casa em Missão”, realizamos um grande VER sobre nossa realidade religiosa, educacional e social com as EPAMs - Escolas Paroquias de Ação Missionária. Nos anos de 2017 e 2018, priorizando a “Casa da Palavra” e a “Casa do Pão”, procuramos ILUMINAR/AGIR essa/nessa nossa realidade religiosa, educacional e social com os GBs - Grupos Bíblicos, as EBPAMs - Escolas Bíblicas Paroquias da Ação Missionária e a IVC – Iniciação à Vida Cristã.

Em vista da próxima APA – Assembleia Pastoral Arquidiocesana, temos duas tarefas para cumprir:

PRIMEIRA TAREFA: AVALIAÇÃO

Tendo presente a Prioridade 2018 “Casa do Pão” e as Ações Comuns de INTENSIFICAR os GBs - Grupos Bíblicos e das EBPAMs – Escolas Bíblicas Paroquiais de Ação Missionária, e APROFUNDAR a IVC – Iniciação à Vida Cristã, perguntemo-nos: Quais foram os AVANÇOS que tivemos (e podemos louvar a Deus por isso), ao concretizarmos, ao longo do ano de 2018, a Prioridade: “Casa do Pão” e agilizarmos as Ações Comuns: INTENSIFICAR os GBs – Grupos Bíblicos e EBPAMs – Escolas Bíblicas Paroquias de Ação Missionária e APROFUNDAR a IVC – Iniciação à Vida Cristã? Quais foram as LACUNAS que tivemos (e devemos pedir perdão a Deus por isso), ao concretizarmos, ao longo do ano de 2018, a Prioridade: “Casa do Pão” e agilizarmos as Ações Comuns: INTENSIFICAR os GBs – Grupos Bíblicos e EBPAMs – Escolas Bíblicas Paroquias de Ação Missionária e APROFUNDAR a IVC – Iniciação à Vida Cristã? Quais SINAIS de maior encontro com Cristo e de mais experiência de Igreja que percebemos na nossa paróquia, a partir da concretização da Prioridade “Casa do Pão” e da agilização das Ações Comuns: INTENSIFICAR os GBs – Grupos Bíblicos e EBPAMs – Escolas Bíblicas Paroquias de Ação Missionária e APROFUNDAR a IVC – Iniciação à Vida Cristã?

SEGUNDA TAREFA: PROJEÇÃO

Para o ano de 2019, iluminados pela Urgência Evangelizadora (DGAE 2016-2019): “Igreja a serviço da vida plena para todos”, está planejado no nosso “Plano Pastoral Arquidiocesano - quadriênio 2016-2019” como Prioridade: “Casa da Vida”. (Por “Casa da Vida” entendemos: a) sermos uma Igreja profética e misericordiosa; b) sermos uma “Igreja em saída” ao encontro das “periferias geográficas e existenciais”; c) fazermos a “opção preferencial pelos pobres”; d) lutarmos por “vida e vida em abundância”). Então, vislumbrando a caminhada para o próximo ano 2019, tendo como Prioridade: “Casa da Vida”, perguntemo-nos: Quais AÇÕES COMUNS ARQUIDIOCESANAS (no máximo duas) sugerimos para concretizar a Prioridade de 2019: “Casa da Vida”?

ENCAMINHAMENTO DAS TAREFAS DA AVALIAÇÃO e PROJEÇÃO: Reunir o CPP – Conselho Pastoral Paroquial para realizar as duas tarefas solicitadas acima (responder as três perguntas da AVALIAÇÃO e a pergunta da PROJEÇÃO); prazo: até 05 de outubro; Reunir os representantes (um de cada CPP) das Paróquias da Área Pastoral (de Pelotas, de Jaguarão e de Canguçu/São Lourenço) para fazer a síntese das respostas; entregar esta síntese ao Colegiado da Coordenação Pastoral Arquidiocesana até 19 de outubro; O Colegiado da Coordenação Pastoral Arquidiocesana elaborará a síntese das respostas das Áreas Pastorais para apresentar na Assembleia.

Certos de que este “INSTRUMENTAL” nos ajudará a vivenciarmos com intensidade de “comunhão e participação” a nossa Assembleia, reiteramos o nosso grande objetivo de vivermos: ARQUIDIOCESE DE PELOTAS – “SOMOS UMA IGREJA EM SAÍDA”.

Colegiado da Coordenação Pastoral Arquidiocesana. Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo Metropolitano.


40 visualizações

Av. Domingos de Almeida 3150 - Areal - Pelotas

(53) 3225.8055

sitearquidiocese@gmail.com

Site desenvolvido em 2017 para Mitra Arquidiocesana de Pelotas.