• Arquidiocese de Pelotas

SESCOOP/RS PROMOVE PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E CULTURA COOPERATIVISTA


Programa de Educação e Cultura Cooperativista

O município de Pedro Osório, na região Sul do Estado, recebeu na manhã deste sábado (17/11), o Programa de Educação e Cultura Cooperativista, promovido pelo Sescoop/RS, com o apoio das cooperativas da região, Sicredi Fronteira Sul, Unimed Pelotas e Camal. O Programa tem como objetivo integrar dirigentes, associados, colaboradores, familiares e comunidades em que atuam as cooperativas, divulgar a doutrina cooperativista, promover os princípios e valores do cooperativismo, assim como a educação cooperativista por intermédio de espaços culturais, prioritariamente a música.

A programação serve como preparação para a 11ª edição do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, que acontece na cidade no próximo sábado (24/11), como evento de celebração integrante do Programa. E para estimular e engajar a comunidade em torno da educação cooperativista, quatro diferentes grupos reuniram-se e participaram de palestras e dinâmicas, contando com a presença de crianças, jovens, mulheres e lideranças. A proposta visa ao incentivo desses públicos-alvo para que atuem como multiplicadores de boas práticas de cooperação, com foco no desenvolvimento e na gestão das cooperativas.

Programa A União Faz a Vida e Eco Cooperação

No Ginásio de Esportes 3 de Abril, o grupo de crianças participou de atividades e dinâmicas do Programa A União Faz a Vida, conduzido pela Sicredi Fronteira Sul. O Programa realizado pelo Sicredi desde 1994 tem como objetivo desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade. Em seguida, a educadora ambiental Samara Arsego Guaragni apresentou o Programa Eco Cooperação, realizado pela Fundação Aury Bodanese, Cooperativa Central Aurora Alimentos e Sescoop/RS, que executa ações de educação ambiental que promovam o despertar da importância da conservação e preservação dos recursos naturais, buscando a cooperação e a conexão harmônica com o meio ambiente.

Jovens cooperativistas

No Clube Piratini, o grupo de jovens assistiu à palestra do jornalista e humorista Duda Garbi, que explanou sobre a importância das pessoas acreditarem no seu potencial para tirarem o melhor de si. Em seguida foi a vez do professor e pesquisador Everaldo Marini, que apresentou dados sobre as cooperativas escolares no Brasil e no mundo, sua história e origem, objetivos, benefícios, responsabilidades e orientou sobre como constituir uma cooperativa escolar. Pioneiro na iniciativa, o Rio Grande do Sul conta atualmente com mais de 100 cooperativas escolares.

Mulheres no cooperativismo

No Clube Recreativo da Terceira Idade Recordar e Viver, os trabalhos foram voltados para cerca de 150 mulheres da comunidade. Elas assistiram à palestra da diretora da Ocergs, Margaret Garcia da Cunha, que reforçou a importância da participação feminina na gestão das cooperativas. Durante a manhã, o público também prestigiou a palestra motivacional de Fabrício Carpinejar e a apresentação da analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila, que explanou sobre a Expressão do Cooperativismo Gaúcho, trazendo números e indicadores do movimento cooperativo no Brasil e no Estado. Ela também destacou o papel da mulher como protagonista no cooperativismo e as oportunidades que elas têm para aumentar a participação feminina no cooperativismo gaúcho.

Lideranças da região

O Salão Paroquial de Pedro Osório recebeu o grupo de dirigentes de cooperativas e lideranças da região. Em sua explanação, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, falou sobre as Potencialidades do Cooperativismo Gaúcho e destacou a importância do setor no desenvolvimento econômico e social do Estado.

“Tivemos um ano de resiliência econômica, imposta pela recessão. Reconhecemos também que nossas cooperativas tomaram decisões importantes para projetar o seu futuro em um cenário difícil. Por serem sociedades constituídas por pessoas, e não por capital financeiro, as cooperativas constroem e projetam seus investimentos numa proposta de crescimento com base na mútua colaboração. É nisso que acreditamos. É isso que fortalece e sustenta o setor cooperativista”, afirmou o presidente do Sistema Ocergs- Sescoop/RS, Vergilio Perius.

Mesmo diante de um cenário de retração econômica, Perius ressaltou que as cooperativas aumentaram seus postos de trabalho no Estado, com geração de 61,8 mil empregos diretos. Desses, 90,8% concentra-se nos ramos Agropecuário, Saúde e Crédito.

Experiências de Gestão e Educação Cooperativa

As autoridades, dirigentes e lideranças da região assistiram na sequência painéis sobre o tema “Experiências de Gestão e Educação Cooperativa”. Representando os ramos Crédito, Saúde e Agroepcuário, os painelistas foram o presidente da Sicredi Fronteira Sul, Geraldo Ott Filho, o presidente da Unimed Pelotas, Luis Olímpio Dias Jordão e o presidente da Camal, Sieghard Ott, respectivamente.

Apresentação dos Grupos

Após o encerramento das atividades, os participantes de todos os grupos se reuniram no Salão Paroquial para socialização de ideias debatidas durante a manhã e almoço cooperativo.

Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo

A programação serve como preparação para a 11ª edição do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, que acontece na cidade no próximo sábado (24/11), como evento de celebração integrante do Programa. E para estimular e engajar a comunidade em torno da educação cooperativista, quatro diferentes grupos reuniram-se e participaram de palestras e dinâmicas, contando com a presença de crianças, jovens, mulheres e lideranças. A proposta visa ao incentivo desses públicos-alvo para que atuem como multiplicadores de boas práticas de cooperação, com foco no desenvolvimento e na gestão das cooperativas.

O Programa será coroado com a realização do 11º Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, no próximo sábado, dia 24 de novembro, no Ginásio 3 de Abril, em Pedro Osório, na região Sul do Estado. Na oportunidade, além da apresentação da etapa classificatória, totalizando 20 músicas, e a realização da final do Festival, o público também poderá prestigiar o show de encerramento com Kleiton e Kledir.

por Frei Emerson Martielo, SIA


0 visualização
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube