• CNBB Sul 3

Coleta de Pentecostes e 25 anos de ação Missionária em Moçambique

Nos dias 08 e 09 de junho todas as comunidades católicas do mundo celebram a festa de Pentecostes, em nosso Regional Sul 3 todas as comunidades são convidadas a fazer a Coleta de Pentecostes.

A Festa de Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do calendário litúrgico cristão católico e lembra a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, Maria e outras mulheres, reunidos no cenáculo, em oração. A palavra pentecostes é de origem grega e significa “cinquenta” dias depois da festa do Domingo de Páscoa.

Essa festa é tem sua origem no Antigo Testamento e era conhecida como a Festa das Semanas. Mas com a vinda do Espírito Santo neste dia recebe um novo significado no Novo Testamento por marcar o início da era da Igreja.

Na compreensão do corpo humano, a Igreja é o Povo de Deus e que tem por cabeça Cristo. O Espírito Santo é o sopro, a alma da Igreja que dá continuidade na missão de Cristo na face da terra.

Finalidade da coleta

Para dar continuidade à missão de Cristo a Igreja do Rio Grande do Sul realiza a Coleta de Pentecostes. Esta coleta tem por finalidade manter e fortalecer o Projeto Igreja Solidária – Missão Moçambique, com o envio e sustento dos missionários/as. Também promove formações, encontros missionários entre as Dioceses do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e incentiva e colabora com projetos missionários na Amazônia.

A Coleta de Pentecostes é destinada a manter e sustentar esse projeto solidário. A colaboração de cada um dos cristãos católicos faz a diferença e os impulsiona para a Missão, a partir desse compromisso concreto, lá em terras Moçambicanas.

Que nossa coleta de Pentecostes seja em todo Rio Grande do Sul um profundo gesto de amor e solidariedade. Ou se preferir sua contribuição pode ser feita através de depósito na Caixa Econômica Federal – Animação Missionária Regional Sul 3 / Agência 0451 – Conta Corrente: 0835-1.

>>> Testemunhos da Missão

Acompanhe nos vídeos abaixo testemunhos de missionários envolvidos em diferentes ações de nossa Igreja:

Vídeo 01

“A causa missionária deve ser a primeira de todas as causas”. O padre Camilo Pauletti visita a missão nesses dias e explica a importância da Coleta:

Vídeo 02

“A missão é de todos nós e se torna viva na sintonia de cada um.” Confira o testemunho da leiga Victória Holzbach, que está na missão em Moçambique desde 2016:

Vídeo 03

“Tempo para esperançar, chegar, semear e partilhar os dons e a vida na missão.” Confira o testemunho da leiga Maria Isabel Tromm, da Diocese de Joinville – SC, que chega na missão no próximo mês e motiva a participação de todos no ser missionário:

Vídeo 04

“Na missão ad gentes, toda sintonia é força e toda força é empenhada para o bem missionário.” Confira dom Esmeraldo Barreto de Farias, que visitou Moçambique em outubro de 2017, quando era Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária da CNBB:

Vídeo 05

O leigo Jorge Silane é uma grande liderança na paróquia de Micane, atendida pela missão de Moma. Para ele, a presença da equipe missionária é muito importante na atuação pastoral, através das celebrações e formações, mas também nos projetos sociais desenvolvidos na Vila de Moma.

O Jorge é um dos dois leigos que visitará o Rio Grande do Sul em julho, para a celebração dos 25 anos do Projeto Igrejas Solidárias entre a CNBB Sul 3 e a Arquidiocese de Nampula.

Confira a mensagem de Jorge:

Fonte: Regional Sul 3 da CNBB e Conselho Missionário Regional (COMIRE)

• Facebook ícone social