• Arquidiocese de Pelotas

Semana da Consciência Negra em São Lourenço do Sul

Objetivo geral. “Desenvolver os valores e culturas dos povos afros, integrando a fé, cultura, a experiência com Jesus Cristo”.

São Lourenço do dia 07 ao dia 10 de Novembro.

Quinta-feira: dia 7 (Seminário de educação) TEMA: Implementação da história e cultura africanas e afro-brasileiras nos currículos escolares e espaços educativos.

OBJETIVOS Ø Ampliar o conhecimento e a compreensão sobre a história dos afrodescendentes e história da África, contribuindo para o cumprimento dos objetivos previstos na Lei nº 10.639/03 e 11.645/2008. Ø Contribuir para o aumento do reconhecimento e respeito às culturas africana e afro-brasileira por parte dos educadores. Ø Desenvolver na escola estratégias afirmativas para o enfrentamento do preconceito e da discriminação. Ø Planejar e vivenciar ações pedagógicas que estabeleçam relação entre o referencial teórico, o universo dos educadores e as suas realidades.

Sexta-feira: dia 8 2. Saúde na população negra TEMA: Racismo Institucional como determinante e condicionante social: fatores de desigualdade e violência. Stênio Dias Pinto Rodrigues – Bacharel em Direito, Comissão Permanente de Combate ao racismo Institucional do Ministério da Saúde/RS e militante do Movimento Negro. “Doença Falciforme e Demais Especificidades da Saúde da População Negra” Sra. Neusa Carvalho (Presidente da Associação Gaúcha de Doença Falciforme- AGAFAL)

Sábado: dia 9 8.30h Oração da manhã 9.00h Credenciamento 9.30h Temática: A religiosidade afro 10.30h Intervalo 11.00h Retomada da temática A religiosidade afro. 12.15h almoço 13.30h Oficinas y relatos da caminhada afro no RS 17.00h Fim das oficinas 21.00h Jantar tradicional afro e reinado ( A mais bela afro de São Lourenço)

Domingo: dia 10 9.00h Café da manhã 10.00h Exposição de artesanatos 12.00h Almoço 13.30h Apresentações artísticas 16.00h Missa Inculturada

• Facebook ícone social