O Padroeiro da Com. São João Paulo II tinha uma devoção profunda e pessoal a Nossa Senhora, que desempenhou um papel central em sua vida espiritual e ministério. Ele frequentemente expressava sua confiança em Maria como Mãe e intercessora, e seu amor por ela era visível em muitos aspectos de sua vida. Seu lema de pontificado era "Totus Tuus". Essa expressão em latim significa "Todo Teu" ou "Totalmente Teu" e é um testemunho de sua devoção à Virgem Maria. Ele adotou esse lema após uma profunda experiência espiritual, especialmente em relação à devoção a Maria e à sua confiança na proteção e orientação da Mãe de Jesus.
Entre o legado de São João Paulo II destaca-se o testemunho da importância de Maria na vida espiritual e na busca por uma relação mais profunda com Cristo. Em 2002, ele publicou a carta apostólica "Rosarium Virginis Mariae", que destacava a importância do Rosário e introduziu os Mistérios Luminosos. Nesse documento, ele destaca como “recordar Cristo com Maria”, “Aprender Cristo de Maria”, “Configurar-se a Cristo com Maria”, “Suplicar a Cristo com Maria” e “Anunciar Cristo com Maria”.
A exposição de imagens de Nossa Senhora "Totus Tuus" tem como objetivo proporcionar aos visitantes a oportunidade de explorar e aprofundar seu conhecimento sobre os diversos títulos e aparições da Mãe de Deus, guiados pelo exemplo de fé e testemunho de São João Paulo II, com o propósito de fortalecer uma fé centrada em Cristo.
A mostra destacará tanto as invocações mais conhecidas, como Nossa Senhora Aparecida, Guadalupe e Fátima, quanto outras menos conhecidas, como Nossa Senhora do Equilíbrio, das Lágrimas e do Silêncio. Além disso, os visitantes poderão conhecer as padroeiras de cada país da América do Sul. Ao todo, a exposição apresentará cerca de 50 títulos de Nossa Senhora, oferecendo aos fiéis uma rica experiência de veneração e aprendizado.
Além disso, seguindo a tradição de que toda verdadeira devoção a Nossa Senhora nos conduz a Cristo, a programação diária incluirá a oração do Santo Rosário às 18h, no salão da exposição. Em seguida, será celebrada a Santa Missa na capela da Comunidade São João Paulo II. Os visitantes também poderão deixar suas intenções e acender velas, que estarão disponíveis no local. As visitas poderão ser realizadas entre os dias 26 e 28 de setembro, das 17h às 21h, na Comunidade São João Paulo II, localizada na Av. Visconde da Graça, 773, no bairro Simões Lopes, em Pelotas.
A Comunidade havia planejado realizar a exposição no mês de maio, em consonância com as festividades do Padroeiro. No entanto, devido à situação provocada pelas chuvas e ao risco de inundação na região, o evento precisou ser adiado.
Comments