• Arquidiocese de Pelotas

Curso de Teologia da UCPel está com inscrições abertas


O Curso de Teologia Paulo VI da Universidade Católica de Pelotas está com as inscrições abertas para o processo seletivo. Os interessados poderão tirar dúvidas em um encontro com os candidatos a Teologia 2020 (primeiro ano), no dia 07/01 a partir das 9h, no hall da UCPel. Será uma conversa sobre a Teologia, disciplinas do primeiro ano e o vestibular.

Mais informações sobre o curso podem ser encontradas clicando aqui ou sobre o processe seletivo, clicando aqui.

Confira na íntegra a carta enviado pelo coordenador do curso, Pe. César Augusto Dias Garcia:


UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS

INSTITUTO SUPERIOR DE FORMAÇÃO HUMANÍSTICA

CURSO DE TEOLOGIA PAULO VI


Prezados Presbíteros, diáconos Permanentes, Consagrados, catequistas, jovens,e adultos e outras forças vivas de nossa Província Eclesiástica Arquidiocesana.


Estamos concluindo mais um ano litúrgico e às portas do começo do tempo do Advento, que sinaliza vinda e esperança de Novos céus e nova terra (Ap 21, 1) para a humanidade. “Novos céus, nova terra” é o que buscamos. Na virtude da esperança implícita em são João está contida também a de todos nós, de que a vida não se encerra no círculo fechado do aqui e agora, mas continua sendo Vida quando Deus será tudo em todos (1 Cor 15, 21), e sem esquecer do aqui, da nova terra que também procuramos, lugar para os que têm fome e sede de justiça (Mt 5, 6).


Novos céus e nova terra é missão que se deve construir. Uma está ligada a outra, uma complementa a outra, o Céu só nos é possível a partir da Terra e a nova terra só se realiza tendo em vista que seu fim último é a vida plena em Deus.


Como peregrinos que somos, vamos tocando, mexendo a terra, semeando paz, justiça e fraternidade, lançando na terra amor, perdão e caridade, caminhando na estrada de Jesus.


Há muitas formas de mover a terra. Há muitas maneiras de preparar nossa vida para o céu: o serviço aos menores, o perdão aos inimigos, a comunhão com os santos, a oração eclesial, são pontes que construímos com Deus. Mas há também uma forma muito singular de semear um novo céu na terra: O grande Santo Agostinho ensinou a Igreja que também se prepara o céu já a partir da Verdade. Deus para Agostinho foi sempre uma realidade onde amar e conhecer, contemplar e saber, a razão e a fé não eram realidades separadas mas peças de um mesmo vínculo. Por isso cunhou o profundo pensamento sobre a fé e o saber: “Creio para compreender e compreendo para crêr” (Sermo 43).


Nós podemos e devemos servir ao Senhor e a sua Igreja também a partir do conhecimento da Verdade: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8, 32). O estudo da Teologia é um caminho que a Igreja oferece para que nosso serviço ao Reino dos céus se torne cada vez mais qualificado. Há muita gente por ai com sede de Verdade, de esperança e de Deus. Por outro lado todos sentimos que nossos tempos acenam uma certa crise do saber, de pensamentos mais sólidos, duradouros e perenes. A teologia é uma ciência que em sua essência reflete sobre as questões mais profundas do ser humano: Deus e sua relação com a humanidade.


Estimados presbíteros, diáconos, religiosos (a), forças vivas de nossas comunidades eclesiais, movimentos eclesiais, venham estudar Teologia conosco.


Nosso curso de Graduação em Teologia Paulo VI presente na UCPEL está oferecendo ótimas condições para quem quer obter a graduação superior em Teologia Católica.


O Valor da mensalidade é de 598 reais, mas se o candidato apresentar uma carta com indicação de seu Pároco, ganhará um bom desconto de 50%, assim o valor passa a ser de 296 reais. Agora se a Paróquia apresentar 2 ou mais candidatos, receberá ainda um melhor desconto: A mensalidade passara a ser de 150 Reais.


Não podemos perder esta oportunidade que a Província de Pelotas e a UCPel estão nos oferecendo. Venha somar conosco, venha estudar conosco, venha semear o “novo céu e a nova terra” através do serviço do conhecimento teológico.


Pe. César Augusto Dias Garcia

Coordenador do curso de Teologia


Dom Ricardo Hoepers

Bispo do Rio Grande


Dom Jacinto Bergmann

Chanceler da UCPEL

136 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube