top of page
  • Foto do escritorArquidiocese de Pelotas

IGREJA DO PORTO É RECONHECIDA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DO RIO GRANDE DO SUL


A Igreja Sagrado Coração de Jesus, localizada no bairro Porto de Pelotas, foi reconhecida como patrimônio cultural do Rio Grande do Sul. A tradicional festa de Nossa Senhora de Navegantes foi a data escolhida para o tombamento, tornando o prédio de 1915 - reconhecido por sua arquitetura barroca romana - apto à receber recursos estaduais e federais de leis de incentivo à cultura.

Desde 2020, o pároco Wilson da Mota lidera ações para a captação de recursos em prol da restauração da igreja, que teve parte de sua estrutura seriamente abalada durante a passagem de um ciclone no dia 31 de julho de 2020. “Nossa igreja tem uma importância ímpar. Desde a fundação da primeira sede, em 1912, guarda a vida e a história dos pelotenses”.

Durante a cerimônia, a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, destacou que o tombamento é um ato que envolve fé, história, arquitetura, arte, patrimônio cultural e união da comunidade pelotense em torno do propósito de preservar a edificação de grande valor. “Representa parte importante do passado, do processo de desenvolvimento econômico e da evolução urbana de Pelotas, o que a caracteriza como patrimônio cultural e justifica o seu tombamento”, frisou.

De acordo com a prefeita Paula Mascarenhas, o município, que reconheceu a importância da edificação em 2020, segue empenhado na busca dos recursos necessários à proteção da igreja. “É nossa obrigação entregar para as próximas gerações aquilo que recebemos. Sobretudo aquilo que fala de nós, aquilo que é memória, é história”, disse.


Etapas do restauro