• Arquidiocese de Pelotas

JORNADA ARQUIDIOCESANA DE ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA

A Jornada Arquidiocesana de Animação Bíblico-Catequética celebrou o dia do catequista e marcou, com muita alegria, o reinício das atividades presenciais do processo de Iniciação à Vida Cristã.

Os momentos celebrativos invocaram a força e luz do Espírito Santo, para que catequistas e coordenadores(as) retomassem suas atividades com toda a motivação, dedicação, coragem e discernimento que o processo exige. Refletindo sobre a vocação do catequista e olhando para o caminho de Iniciação à Vida Cristã, proposto pelo Itinerário Catequético - CNBB e assumido em nossa Arquidiocese, realizou-se uma conversa que permitiu aos participantes partilharem algumas experiências e colocarem as dúvidas relacionadas ao processo.

A Jornada contou com a participação de 120 pessoas, de 17 paróquias, que expressaram a alegria do reencontro e a necessidade da retomada formativa sobre o Itinerário Catequético, para fundamentar e fortalecer nossa caminhada. Os participantes acolheram também, com muita alegria, a confirmação de que os roteiros catequéticos, elaborados pela Província, serão publicados pela editora Paulus, que avaliou que "o conteúdo catequético de inspiração catecumenal possui características próprias que revelam a riqueza vivida pela Igreja particular que o produz" e "possuem um potencial que pode ser levado a outras realidades eclesiais brasileiras". A primeira publicação será dos roteiros de Iniciação à Vida Cristã para adultos, prevista para o primeiro semestre de 2023. Um grande reconhecimento de que o processo de Iniciação à Vida Cristã de nossa Arquidiocese está no caminho delineado pela Igreja do Brasil.

Dom Jacinto também realizou a partilha de dois momentos:

  • celebração do sacramento do Crisma, na Paróquia São João Batista, da Reserva, onde destacou a presença significativa de adultos participando desse caminho de Iniciação à Vida Cristã;

  • os frutos da segunda etapa da 59a. Assembleia Geral da CNBB, momento de comunhão entre os bispos, que não se reuniam presencialmente a 3 anos e meio, em razão da pandemia da Covid-19. Na Assembleia foram debatidos e votados muitos temas relacionados com a evangelização e organização da Igreja, destacando-se: a aprovação da revisão do Missal; o itinerário para instituição do Ministério do Catequista (com revisão do rito, onde a Conferência acrescentou a Entrega da Palavra de Deus) e a publicação do Documento 114, sobre a animação bíblica da pastoral. Frutos que muito enriquecerão a caminhada da Animação Bíblico-Catequética.




68 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube