DETERMINAÇÃO
EM RELAÇÃO ÀS CELEBRAÇÕES
DA 35ª ROMARIA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE
Diante da agravada situação da pandemia da COVID19 em nosso meio:
a) No Município de Pelotas, o Poder Público decretou normas restritivas mais rígidas, e, nelas também, estão incluídas normas em relação à circulação de fiéis para a participação das celebrações e a aglomeração deles nas mesmas;
b) Nos outros Municípios, algumas normas restritivas mais rígidas também estão sendo decretadas, com mais ou menos implicações em relação à circulação e aglomeração de fiéis nas celebrações.
Por isso, em sintonia com as normas emanadas, segue nossa Orientação em relação às Celebrações da 35ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe:
a) No município de Pelotas, neste próximo final de semana (12-13/12), de modo especial no sábado, quando estavam planejadas as celebrações da 35ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe com a presença de fiéis, orientamos que as Celebrações Eucarísticas sejam feitas apenas com a presença do celebrante e seus auxiliares necessários e sejam transmitidas pelos meios virtuais das paróquias.
Como o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe se encontra na área geográfica do Município, a Celebração Eucarística, prevista para às 15 horas, será celebrada com a minha presença como celebrante e os auxiliares necessários, e será transmitida pelo Facebook da Arquidiocese e pela Rádio Universidade.
b) Nos demais Municípios, os Párocos com seus Conselhos Pastorais Paroquiais devem adaptar-se às normas emanadas pelos respectivos poderes públicos municipais: onde normas se assemelham às do Município de Pelotas, a orientação própria de Pelotas serve de parâmetro; onde as normas não estão tão rígidas, a determinação seja de acordo com as mesmas.
Mesmo com as restrições necessárias, não deixemos de viver intensamente a nossa 35ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe. Coloquemos no coração e nos braços da Mãe de Guadalupe o nosso pedido filial pelo alívio desta situação pandêmica em que estamos vivendo.
Com minha bênção episcopal,
Dom Jacinto Bergmann,
Arcebispo Metropolitano.
Comments