top of page
  • Foto do escritorArquidiocese de Pelotas

PARÓQUIA N. SRA. APARECIDA ACOLHE CRIANÇAS PARA O MINISTÉRIO DE COROINHAS

Atualizado: 8 de set. de 2021


A Paróquia Nossa Senhora Aparecida acolheu, com alegria, no último domingo (29/ago) uma turma de sete novos coroinhas. Crianças e adolescentes das quatro comunidades assumiram o ministério, na companhia das suas famílias e da comunidade em geral.

O coroinha desempenha função fundamental no seu serviço ao altar, quando está servindo, serve não ao sacerdote, mas sim o próprio Cristo. São João Paulo II nutria grande apreço pelos coroinhas e certa vez se dirigiu aos sacerdotes dizendo: "Cuidai especialmente dos coroinhas, que são como um “viveiro” de vocações sacerdotais.

Após dois meses de encontros semanais na Comunidade Matriz, com a assessoria das jovens Caroline Lunkes, Mariane Campos e Eloisa do Carmo. Para Carolina, apesar do desafio de aproximá-los da experiência do sagrado presente nas Celebrações, salienta que “foi muito interessante, porque eu consegui perceber que eles estavam ali porque eles queriam. Eles querem servir, eles querem ajudar... até os mais agitados conseguiram pegar direitinho o que eles tinham que fazer. Foi um momento muito bonito”.

O pároco Frei Alfredo Francisco de Souza (SIA) destacou a importância da atuação das crianças na comunidade e, em específico, na liturgia. “Para a alegria de nossa Paróquia Nossa Senhora Aparecida preparamos o primeiro grupo de coroinhas depois de muitos anos, no último domingo de agosto, mês vocacional, quando lembramos a importância das vocações como serviço. [...] Uma comunidade eclesial é composta por todos os batizados e as crianças e adolescentes, também como coroinhas, aprendem essa importante e necessária missão desde cedo”, afirmou o frei.