top of page
  • Foto do escritorArquidiocese de Pelotas

PARÓQUIAS REALIZAM HOMENAGEM A NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Homenagear Nossa Senhora dos Navegantes nas Paróquias banhadas pela Laguna dos Patos ou por rios é uma grande tradição na Arquidiocese de Pelotas a uma grande quantidade de décadas. Fiéis preparam-se para as Festas nas Paróquias de São Lourenço, Sagrado Coração de Jesus, Santo Antônio e Divino Espírito Santo (Jaguarão).


124ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em São Lourenço do Sul

Umas das mais antigas do estado, a Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes está realizando a novena preparatória para a Festa. Entre os dias 23 e 31, são realizadas Missas diárias, às 20 horas, tendo a participação de diversas Comunidades das Paróquias São Lourenço e São João Batista da Reserva.

No dia 02, a Missa Festiva ocorre às 9h, seguida de procissão terrestre, fluvial e lacustre. Ao meio-dia é servido o almoço (com venda antecipada) e a tarde festejos populares.




92ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Pelotas

A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é uma das maiores festividades do calendário religioso da cidade de Pelotas. Ela é realizada em conjunto pelas Paróquias Santo Antônio, no Laranjal, e Sagrado Coração de Jesus, na região do porto.

Os festejos iniciam no dia 27, às 18h, com carreata saindo da Com. Nossa Senhora dos Navegantes, no Valverde até a Com. Matriz Santo Antônio, onde será celebrada a Missa, às 19h.

No domingo (28), ocorre a mateada na Comunidade do Valverde, a partir das 17h e, às 19h, a Santa Missa.

Nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, ocorre o tríduo em preparação da Festa nas duas Paróquias em paralelo. Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, as celebrações são às 18h, na Igreja Matriz. Na Paróquia do Laranjal, as celebrações ocorrem dia 29, na Com. Santo Antônio; dia 30, na Com. Nossa Senhora de Lourdes (no Barro Duro); e, dia 31, na Com. Nossa Senhora dos Navegantes (na Z3), sempre às 19h30.

Ainda, no dia 1º, ocorrerá a procissão pelas ruas da Colônia de Pescadores Z3, a partir das 19h30.

No dia 02, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, ocorre a oração do Rosário às 7h30 e, em seguida a imagem de Nossa Senhora é conduzida em procissão motorizada até a Colônia Z3, onde ocorre a Missa Festiva às 10h. A imagem retorna com a procissão lacustre a partir das 15h. Concluindo as festividades, ocorre a Missa Festiva, às 18h no ginásio do Colégio São José (levar cadeira de praia) e, às 19h, na Com. Nossa Senhora dos Navegantes do Valverde.



Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Jaguarão

Em Jaguarão, o tríduo ocorre nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro, às 19h, na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo.

No dia 2 de fevereiro, às 17h, haverá a saída da procissão da Igreja Matriz do Divino até o cais, onde ocorrerá a Missa Festiva, às 19h.


173 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page