• Arquidiocese de Pelotas

Preparação para o "Encontro Economia de Francisco"


Em final de março três jovens de Pelotas, Andrei, Paulo e Ezequiel, estarão participando em Assis de um encontro chamado pelo Papa Francisco e denominado de "Economia de Francisco", assim entendido como uma reflexão crítica sobre a organização da economia mundial, seus reflexos na desigualdade sócio econômica e as possibilidades de transformar esta conjuntura global.

Aqui em Pelotas está em processo de formação um grupo de apoio a esses três jovens antes de cumprirem sua jornada internacional, assim como somar forças coletivas para implementar aqui em nossa região as conclusões de Assis.

No dia 07 de fevereiro foi realizado o primeiro encontro em que Andrei apresentou um quadro nacional dos grupos de discussão sobre a economia de Francisco e debate da "Carta de Clara e Francisco" que representa o documento de apresentação da comitiva brasileira.

Os presentes apresentaram de forma unânime uma concordância e entusiasmo com os termos e análises presentes no documento de apresentação referido. Foi consenso a necessidade de publicizar os debates preparatórios à Assis e fazer um esforço de associar as ações e formações de cada grupo ou instituição as pautas da economia de Francisco.

Diante das reflexões foram dados os seguintes encaminhamentos:

1. Agendar a próxima reunião para sexta-feira , dia 14/fev, as 17h30 na Capelania da Universidade Católica (UCPEL), sendo este encontro aberto a qualquer pessoa interessada e que tenha vontade de questionar os rumos atuais da economia global.

2. Agendar para o dia 12/03 na UCPEL um encontro de ESCUTA dos três jovens que irão ao encontro internacional. Esses três jovens ouvirão as análises e demandas de movimentos sociais que representem o espírito da economia de Francisco (indígenas, migrantes, quilombolas, economia solidária, agroecologia, anti mineração...) e será redigida a partir dessa escuta uma carta de apresentação da comitiva de Pelotas.

3. Agendar para o mês de abril um encontro de ESCUTA dos movimentos que falaram em março aos três jovens que voltaram de Assis com suas conclusões. A partir destes processos de escutas se orientará os encaminhamentos pós Assis.

Estiveram presentes na reunião Antônio Cruz, Aline Mendonça, Renato Dela Vechia, Solaine Gotardo, Reinaldo Tillmann, Gabriela Martins, Bernardete Lovatel e Andrei Thomaz.

81 visualizações
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube