• Arquidiocese de Pelotas

Romaria do Terço dos Homens foi realizada no Santuário Nacional

Ocorreu no dia 15 de fevereiro, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a 12ª Romaria do Terço dos Homens. Da Arquidiocese estiverem presentes 6 integrantes do Movimento, sendo cinco da Paróquia Santa Teresinha e um da Paróquia Senhor Ressuscitado.

Confira mais informações sobre o encontro na reportagem abaixo:

Terço dos Homens atrai mais de 80 mil fiéis em romaria ao Santuário de Aparecida

Mais de 80 mil devotos se reúniram neste sábado (15) no Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, para celebrar a 12ª edição da Romaria do Terço dos Homens. Essa é a maior peregrinação acolhida pela Basílica, com fiéis de todas as regiões do país.

Neste sábado (15), às 7h30, foi celebrada a primeira Missa Solene da Romaria, que aconteceu do lado externo da Basílica. O pátio do Santuário ficou lotado pela multidão de peregrinos.

Pela primeira vez, a Missa Solene Campal foi realizada na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, às 7h30, possibilitando aos homens mais espaço e segurança para que pudessem celebrar com alegria esse grande momento de oração e ação de graças.

A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e concelebrada pelo Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e Bispo referencial para o Terço dos Homens no Brasil, Dom Gil Antônio Moreira, o reitor do Santuário de Aparecida, padre Eduardo Catalfo e demais sacerdotes que vieram acompanhando os grupos de terço e se inscreveram para participar como concelebrantes nesta liturgia.

Esta, que é a maior romaria do Santuário Nacional, emociona não só pelos números, mas pela devoção e fé facilmente percebidas em cada um dos homens. Durante toda a celebração, o amor a Deus e Nossa Senhora é transparecido com os acenos dos lenços em azul e branco e a voz forte em cada prece e música da santa missa.

Durante a homilia, Dom Orlando pontuou vários exemplos dos benefícios da oração do Santo Terço e reforçou o convite aos homens, de viverem no dia a dia, a oração e a ação.

Terço dos homens é um sinal dos tempos. O Terço dos homens é um novo rosto da igreja do Brasil. O Terço dos Homens é uma rede que se está lançando para pescarmos cada vez mais pessoas para Jesus Cristo”, refletiu dom Orlando.

“O Terço na história de Aparecida é a oração dos milagres, onde nós obedecemos a Mãe que nos disse: “Fazei tudo o que Ele, vos disser!”.”

“Mãe querida, que nós sejamos o Terço que rezamos… O ‘Agora’ da Ave-maria nos compromete a ser aquilo que rezamos“, completou.

Um dos principais momentos da Romaria Nacional do Terço dos Homens é a Oração Solene do Santo Terço no Altar Central, às 13h45.

No interior da Basílica de Aparecida, os milhares de homens do terço apresentaram as suas intenções e rezaram o mistério luminoso, aos pés da Padroeira do Brasil.

Durante a oração, os testemunhos de homens que por meio do Terço, superaram grandes desafios, encontraram a fé e fortaleceram a caminhada no amor de Deus, pela intercessão de Nossa Senhora, como foi relatado no testemunho do Gabriel Antonio Lopes, da cidade de Pontal (SP), durante a oração no Altar Central.

Em 2011 eu sofri um acidente de moto grave, passei dois meses e quinze dias no hospital e infelizmente tive que amputar a perna. No decorrer da recuperação eu tive várias turbulências na minha vida, pois eu não aceitava a minha situação e foi no Terço dos homens, que eu encontrei a libertação, foi onde eu tive uma direção. Faz um ano e dois meses que estou no grupo de terço e lá estou encontrando um novo meio para viver. Para mim está sendo a salvação”, relatou.

Além dos adultos, muitas crianças marcaram presença na Romaria e participaram da Oração Solene do Terço. A cada dezena, os pequenos acompanhavam os representantes de alguns grupos, que foram escolhidos pela coordenação da Romaria Nacional do Terço, para motivarem a oração da Ave-Maria.

Um deles foi o Luca Barreto Tomé, de 10 anos, da cidade de Florianópolis (SC). Faz pouco tempo que ele participa do grupo de terço da sua comunidade, mas mesmo tão pequeno, já compreendeu a força desta oração: “A oração do terço pra mim é muito importante, porque como falaram nos depoimentos cura bastante pessoas e toda vez que eu rezo, peço pela minha família para que a gente possa ficar bem”, descreveu.

Milhares de homens do terço reuniram-se ao redor do altar da Mãe Aparecida para rezar, pelo 12º ano consecutivo, aos pés da Padroeira do Brasil.

A missa de abertura foi presidida pelo Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e Bispo referencial para o Terço dos Homens no Brasil, Dom Gil Antônio Moreira e concelebrada pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, o reitor do Santuário, Padre Eduardo Catalfo e diversos missionários redentoristas.

Padre Eduardo Catalfo acolheu os devotos e dirigiu palavras de incentivos aos homens do terço:

“É uma alegria receber vocês em Aparecida. A Romaria do Terço dos Homens se tornou a maior romaria acolhida pelo Santuário. Em 2019 foram quase 80 mil romeiros. Esta romaria não é grande apenas em números e sim na fé e no testemunho de oração. Viemos rezar e dirigir a Deus a nossa prece. Aparecida é a casa da Mãe, é a casa de vocês”, afirmou o reitor.

Palavras de Dom Gil aos homens do terço:

““O terço é a contemplação do rosto de Jesus, da vida de Jesus, dos mistérios e das palavras de Jesus”.”