top of page
  • Foto do escritorArquidiocese de Pelotas

ROMEIROS CELEBRAM NOSSA SENHORA DE GUADALUPE E SÃO DESAFIADOS A DIZER SIM


Centenas de romeiros acompanharam neste Domingo (22/10) a 38ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe, na localidade da Cascata, em Pelotas. A multidão de fiéis participou da Missa celebrada pelo arcebispo Dom Jacinto Bergmann. O evento religioso contou com caravanas de diversos municípios da região e com representantes das dioceses de Bagé e de Rio Grande.


Passava das 8h quando o quadro imagem de Nossa Senhora de Guadalupe saiu em carro aberto do Seminário São Francisco de Paula, na avenida Dom Joaquim, em Pelotas. Antes de tomar a rodovia em direção à Cascata, a procissão, acompanhada por batedores da Brigada Militar (BM) e da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), percorreu algumas ruas da cidade. Houve parada em frente ao Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) para uma benção especial aos colaboradores e pacientes da casa de saúde.


No caminho já era possível identificar manifestações de fé. Além de muitos veículos, ciclistas e pequenos grupos de pessoas a pé disputavam espaço com carros e caminhões no trânsito intenso em direção ao Santuário. No largo da Cascata, uma multidão de romeiros começou a se concentrar desde o começo da manhã para aguardar a chegada do quadro imagem.


Com cadeiras de praia e flores nas mãos, os romeiros também foram aos poucos tomando a frente do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe. Enquanto isso, diversos sacerdotes instalados em pequenas tendas permaneceram disponíveis para o Sacramento da Confissão. O tempo fechado, com nebulosidade e temperatura amena, em nada lembrou o calor e o sol escaldante da edição de 2022, quando a romaria foi excepcionalmente realizada em dezembro.


Pouco depois das 10h a procissão de Guadalupe irrompeu na colina do Santuário, seguida por uma multidão de romeiros. Ao som de “Virgem Mãe de Guadalupe, Mãe de Cristo Nosso irmão” e de “Emaús é aqui, onde arde o coração, onde os pés se moverão”, o quadro imagem foi recebido com aplausos, flores, saudações e muitos celulares em punho para registrar um dos momentos mais emocionantes da festa.


Dom Jacinto Bergmann presidiu a Missa, acompanhado por diversos padres, religiosos, diáconos e ministros extraordinários. Em sua homilia, fez questão de lembrar o terceiro ano vocacional nacional, cujo lema é Vocação: Graça e Missão. “Quando Deus nos chama é Graça. Quando respondemos sim se torna Missão”, explicou.

O arcebispo também convidou a refletir para que somos chamados por Deus. “Para sermos e vivermos com Ele. Isso é a nossa felicidade”, destacou. Exortou ainda a olharmos para o sim de Maria. “Ela foi chamada por Deus para ser e viver com Ele. E respondeu sim para gerar o filho de Deus na nossa história. Graça e Missão, em um sim tão intenso que a tornou Maria do Sim. Eis então aqui nosso lema: Maria do Sim: Graça e Missão”. Dom Jacinto fez um convite para que essa se tornasse a Romaria do Sim, de Maria e também de todos os fiéis. E para isso propôs três afirmativas concretas. “Digamos sim à cultura da vida, sim à cultura da paz e sim à cultura vocacional”, estimulou.


Terminada a Consagração da Eucaristia, alguns pingos de chuva deram o tom de que as previsões meteorológicas sobre instabilidades climáticas na região poderiam se confirmar. Contudo, o tempo colaborou até o término da bênção final, para em seguida resultar em aguaceiro forte que obrigou os fiéis a buscarem abrigo.


Um Caminho Santo da cidade de Pelotas à Cascata

O arcebispo Dom Jacinto Bergmann aproveitou também para o lançamento do Caminho Santo, que consiste no desafio de que cada fiel realize ao menos uma vez ao ano o percurso entre a cidade de Pelotas e o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cascata, com paradas e reflexões a partir das lições inspiradas por jovens santos católicos como Santa Terezinha, beato Carlos Acutis, beata Chiara Luce, São Tarcísio, beata Albertina e São Juan Diego.




A transmissão da 38ª Romaria está disponível na página da Arquidiocese no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=X_I6RpNJZUw


EQUIPE PASCOM

Texto: Gilvan Quevedo

Imagens: Lupi Scheer dos Santos

Transmissão: Cláudio e Cátia Ferreira

727 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page