Arquidiocese de Pelotas
SANTUÁRIO DE GUADALUPE LANÇA MUSEU DURANTE A 36ª ROMARIA
Solar da Cascata foi o espaço escolhido para recontar a história do templo idealizado para expressar a devoção mariana
Neste domingo (12), o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe inaugura oficialmente seu museu, às 16h. Criado para resgatar a história de construção do templo e da devoção mariana pela comunidade da região, o Museu de Guadalupe, localizado no antigo Solar da Cascata, reúne objetos da família Cordeiro de Moraes, do padre Léo Persch e das 35ª edições da Romaria de Guadalupe.

A inauguração do espaço foi escolhida para ocorrer no dia 12 por também coincidir com a celebração litúrgica em homenagem à santa. Ainda no domingo, haverá a realização da 36ª Romaria, com o tema “Com Maria, ‘Fratelli Tutti’”. A 36ª edição será voltada para público restrito e com transmissão pelas redes sociais da Arquidiocese.
De acordo com o reitor do Santuário de Guadalupe e vice-reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), padre Marcus Bicalho, o museu foi criado para sanar a curiosidade das pessoas em entender como surgiu na Cascata um templo em homenagem à santa mexicana.
“Resolvemos contar essa história através de um museu. A participação do nosso bispo emérito dom Jayme Chemello na 3ª Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano em Puebla, México, em 1971, a doação do terreno pelas irmãs Cordeiro de Moraes, o aporte financeiro dado pelo padre Leo e a fé da comunidade construíram conjuntamente nosso santuário