FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO NA ARQUIDIOCESE

Nesse final de semana todas as Comunidades tiveram a graça de celebrar a Solenidade de Pentecostes, recordando os cinquenta dias após a Páscoa e o envio do Espírito Santo que propulsiona toda a ação evangelizadora da Igreja.

Duas localidades em nossa Arquidiocese possuem tradicionais festas nesse dia: Paróquia Divino Espírito Santo, em Jaguarão, e na Comunidade Nossa Senhora da Conceição, na localidade de Boqueirão, Paróquia São João Batista, no interior de São Lourenço do Sul.

Segundo o Pe. Hamilton Centeno, pároco das Paróquias de Jaguarão, “a origem da festa do Divino remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos designados de Bodo aos Pobres com distribuição de comida e esmolas. Há referências históricas que indicam que foi inicialmente instituída, em 1321, pelo convento franciscano de Alenquer sob proteção da Rainha Santa Isabel de Portugal e Aragão”.

O sacerdote salienta que a devoção ao Divino encontrou um solo fértil para florescer nas colônias portuguesas, especialmente no arquipélago dos Açores. De lá, espalhou-se para outras áreas colonizadas por açorianos, como diversas partes do Brasil.

 

 

FESTA EM JAGUARÃO:

A Novena iniciou no dia 11 de maio, com Missas diárias, realizadas na Capela São José, da Santa Casa local. Cada noite houve a participação de Comunidades, Movimentos e Pastorais das duas Paróquias da cidade e contou com a presença de padres visitantes. O tema desse ano foi: “Os dons do Espírito Santo na família são expressão do amor de Deus!”.

O domingo, apesar do frio, foi marcado por intensa programação: o arreamento da Bandeira do Divino em frete à Igreja Matriz, seguindo com o cortejo da Imperatriz em direção da Capela. Após, foi celebrada a Santa Missa da Festa, presidida pelo Arcebispo, d. Jacinto Bergmann.

 

 

FESTA NO BOQUEIRÃO:

A tradicional Festa do Divino no interior de São Lourenço do Sul está na 129 edição. Nessa ano a novena teve como tema: “A força do Espírito Santo impulsiona para sermos testemunhas da Palavra em busca da Paz!”, iniciou no dia 10 de maio e contou a participação das Comunidades das Paróquias São João Batista (da Reserva) e São Lourenço (cidade).

A Santa Missa da Festa teve início às 10h30. Foi presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Pe. Luiz Boari. Após seguiu com almoço, festejos diversos a tarde e baile a noite.

Para Estela Gonçalves, liderança leiga da Comunidade, “a Missa trouxe fiéis de várias localidades que vieram louvar e agradecer a Deus pelas graças recebidas”.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Campanha 10 Milhões de Estrelas

December 2, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes