Nossa vocação à santidade

July 26, 2018

“A santidade é o rosto mais belo da Igreja”, escreve o Papa Francisco. Ele quer que
todos nós tenhamos tal rosto. Todos nós, os batizados, somos chamados à santidade. Ser santo é viver com alegria e coragem a vocação normal de cristão. Isso nos ensina o Papa Francisco em sua última carta coletiva, a Exortação Apostólica "Alegrai-vos e Exultai" (em latim: “Gaudate et Exultate”), publicada em 19 de março de 2018. No título da carta, o papa repete as palavras que Jesus dirige "aos que são perseguidos ou humilhados por causa dele”.
O papa começa dizendo que não vai apresentar-nos um tratado sobre a santidade, mas quer fazer-nos um convite a sermos santos. E ainda quer mostrar-nos como podemos alcançar essa meta. Em cinco capítulos e 44 páginas, o Papa segue a linha de seu magistério mais profundo, a Igreja próxima à "carne de Cristo sofredor."

 

O chamado universal à santidade

Antes de mostrar o que fazer para se tornar santo, o Papa Francisco se detém sobre o chamado à santidade e reafirma: há um caminho de perfeição para cada um e não faz sentido desencorajar-se, contemplando "modelos de santidade que lhe parecem inatingíveis" e procurando “imitar algo que não foi pensado para ele”. Isto é, para Francisco, não faz sentido sonhar em tornar-se “um outro São Francisco” ou “uma outra Santa Teresa”. Cada um tem o seu caminho, que Deus preparou para ele. E os santos do céu? "Os santos, que já chegaram à presença de Deus" nos “protegem, amparam e acompanham", escreve o Papa. A santidade a que Deus nos chama irá crescendo com "pequenos gestos" cotidianos, tantas vezes testemunhados por “aqueles que vivem próximos de nós", a "classe média de santidade", o
santo “da porta ao lado”. Gente comum, a mulher que prepara a comida para sua família, cria os filhos, visita um vizinho doente. O homem ou a mulher na rotina do seu emprego ou que milita no sindicato e na política.

 

Qual o melhor caminho da santidade? O Papa Francisco nos indica não apenas um,
mas oito caminhos de santidade. São as oito bem-aventuranças, explicadas no capítulo três. No sermão da montanha, diz o Papa, Jesus "mostrou, com toda a simplicidade, o que é ser santo". No texto, o papa expõe brevemente cada uma delas. Da pobreza de coração e da mansidão até a que fala da “fome e sede de justiça” e do “que semeia a paz em um mundo onde há muita guerra e muito ódio”. A realidade mostra-nos como é fácil entrar nas malhas da corrupção, fazer parte desta política diária do “dou para que me deem”, onde tudo é negócio.
"Manter o coração limpo de tudo o que mancha o amor a Deus e ao próximo, isto é
santidade”, resume Francisco. E adverte: “é necessário também aceitar as perseguições, porque hoje a coerência com as bem-aventuranças "pode ser mal vista, suspeita, ridicularizada" e, no entanto, não se pode esperar, para viver o Evangelho, que tudo à nossa volta seja favorável".

 

Cuidar do menor dos irmãos

"Bem-aventurados os misericordiosos": essa bem-aventurança contém para Francisco "a grande regra de comportamento" dos cristãos, descrita por Mateus no capítulo 25, sobre o "Juízo Final". Essa passagem de Mateus demonstra que "ser santo não significa revirar os olhos num suposto êxtase", mas viver Deus por meio do amor aos últimos. Infelizmente, observa o Papa, existem ideologias que "mutilam o Evangelho. Por um lado, há cristãos sem um relacionamento com Deus, que transformam o cristianismo “numa espécie de ONG, privando-o daquela espiritualidade irradiante",  vivida por São Francisco de Assis, o defensor dos
humildes e da natureza; por São Vicente de Paulo, criador das Conferências Vicentinas; e por Santa Madre Teresa de Calcutá, a mãe dos moradores de rua e dos “impuros” na Índia. Há os que "suspeitam do compromisso social dos outros", considerando-o como se fosse algo de superficial, mundano, secularizado”, como “coisa de comunista ou populista”, afirma o Papa.
Devemos sempre defender a vida: “a defesa do inocente nascituro deve ser clara, firme e apaixonada, porque neste caso está em jogo a dignidade da vida humana, sempre sagrada”. Mas com a mesma paixão devemos defender a vida do estrangeiro, do migrante, do idoso. O santo aprende a “gastar” a própria vida nas obras de misericórdia.

 

As marcas da vida de um santo
Como marcas, ou característica da vida de uma pessoa santa, o Papa não usa meias
palavras: o santo não é um chato nem uma pessoa que se julga importante. O estilo de vida de um santo revela "perseverança, paciência e mansidão", transpira "alegria e senso de humor", demonstra "audácia e fervor". O caminho da santidade não é de solidão, mas é vivido como caminho "em comunidade" e "em constante oração", que chega à "contemplação", não entendida como “evasão que nega o mundo que nos rodeia”, mas um mergulhar-se em Deus e seu mistério. Esse modo de ser do santo é uma luta “constante contra a mentalidade mundana que nos engana, atordoa e torna medíocres". As maquinações do Maligno devem ser contrastadas com a "vigilância", usando as "armas poderosas" da oração, do discernimento, a
adoração de Jesus na Eucaristia, os Sacramentos e uma vida impregnada pela caridade.

 

Francisco ainda ressalta a importância do "discernimento", em uma época "que oferece enormes possibilidades de distração" - das viagens ao tempo livre e ao uso descontrolado da tecnologia – coisas "que não deixam espaços vazios onde ressoa a voz de Deus". Francisco pede cuidados especiais para os jovens, muitas vezes "expostos a um constante zapping", em mundos virtuais distantes da realidade. "Não se faz discernimento para descobrir o que mais podemos desfrutar dessa vida, mas para reconhecer como podemos cumprir melhor a missão que nos foi confiada no Batismo."


Uma figura de santo que não me saía da cabeça enquanto eu lia essa exortação do
Papa Francisco é a de Dom Luciano Mendes de Almeida, como o qual trabalhei como assessor da CNBB. Quando eu entrava em seu gabinete para despachar assuntos do programa de “Superação da Fome e da Miséria”, D. Luciano se adiantava para perguntar, com humildade: “Pe. Martinho, em que posso servi-lo”? D. Luciano teve seu processo de canonização encaminhado ao Papa Francisco. Um “santo” como tantos outros em nossa Igreja e até fora dela. Santos de altar e santos do quotidiano. Amigos de Deus e amigos dos outros, sobretudo dos mais frágeis. A exemplo de Jesus.


Pe. Martinho Lenz, jesuíta.
Capelão da UCPel, Pelotas, julho de 2018.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Dia Mundial do Pobre em Pelotas

November 15, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes