"A Palavra de Deus para Hoje" 18-03-19

March 19, 2019

 

           A palavra de Jesus no Evangelho de hoje, tirado de Lucas, é muito forte: "Sede misericordiosos, como também o vosso Pai celeste é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados; dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos".

            Tudo o que Jesus propõe aos seus discípulos vai na contramão da cultura dos nossos dias. Percebe-se que hoje a misericórdia não tem espaço; o julgamento está na ordem do dia; a condenação torna-se prática comum; o perdão é uma fraqueza de caráter; a gratuidade do dar tem conotações de ser trouxa. Mas tudo isso nos tira a alegria de viver! Cada vez mais nós nos devoramos uns aos outros, situação já prevista pelos pensadores humanistas do século passado, quando afirmavam que o gênero humano se tornaria "homo lupo homini", isto é, "o homem torna-se o lobo do homem".

            É urgente recuperarmos a prática de sermos misericordiosos; a disposição de não julgarmos; a atitude de não condenarmos; a coragem de perdoarmos; a capacidade de sermos generosos e gratuitos; a grandeza de não sermos mesquinhos. Em última análise: termos novamente a alegria de viver!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Dia Mundial do Pobre em Pelotas

November 15, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes