Reunião da Província Eclesiástica de Pelotas

March 21, 2019

 

               A Arquidiocese de Pelotas sediou nessa terça-feira (19/mar) o primeiro encontro da Província Eclesiástica de Pelotas, realizado no Seminário São Francisco de Paula.

 

             Após a acolhida e a oração inicial que homenageou São José, santo do dia, foi realizada a apresentação do texto-base para as Romarias da Província. Esse ano o texto foi elaborado pela Diocese de Bagé. O tema será: "Com Maria, no caminho da missão" e o texto de inspiração Lc 1, 39-45. A Romaria de Nossa Senhora Conquistadora será realizada no dia 29/set, em Bagé; de Nossa Senhora de Fátima, no dia 13/out, em Rio Grande; e de Nossa Senhora de Guadalupe, no dia 20/out, em Pelotas.

 

             Após o intervalo, foi realizada uma partilha de ações desenvolvidas pelas dioceses sobre o tema das Políticas Públicas, foco da Campanha da Fraternidade (CF) desse ano e o levantamento de desafios encontrados para trabalhar a temática. Em Rio Grande foi destacado o lançamento realizado com a participação do advogado Giorgo Forgiiarini, Especialista em Políticas Públicas, pastores luteranos, anglicanos e vereadores. Em Bagé, a equipe que articula a CF realiza diversas ações de assessoria às Paróquias. Em Pelotas, o estudo da Doutrina Social da Igreja fazer parte da Prioridade Arquidiocesana e algumas ações estão sendo desenvolvidas, especialmente pela Capelania da UCPel e pela Caritas Arquidiocesana. Nas três dioceses, o maior desafio está sendo a conscientização e formação para uma maior participação em conselhos municipais.

 

             Ficou definida a criação de um curso para formação de lideranças para a participação em conselhos municipais, utilizando-se de uma experiência já realizada na Diocese de Bagé, compondo com a estrutura e alguns profissionais da área da Universidade Católica de Pelotas (através do Instituto Superior de Formação Humanística).

 

             Após o almoço foi realizado o encontro em grupos, seguido do relato. Foram realizados os os grupos dos bispos, coordenações de pastoral, caridade, iniciação à vida cristã, liturgia e romarias.

 

             A próxima reunião será realizada na Diocese do Rio Grande, no dia 11/jun.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Compromisso da 34ª Romaria de N. Sra. de Guadalupe

November 4, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

October 31, 2019