"A Palavra de Deus para Hoje" 02-04-19

April 2, 2019

            O Evangelho de hoje, tirado de João, apresenta o episódio da cura do homem doente, que há trinta e oito anos, esperava entrar na piscina, junto à porta das Ovelhas da cidade de Jerusalém. Quando as águas da piscina se agitavam, quem entrava era curado. Esse homem há trinta e oito anos também esperava o momento da agitação das águas, mas ninguém o ajudava a entrar. Jesus passando pela porta das Ovelhas e vendo esse homem, disse-lhe: "Queres ficar curado"? Diante da resposta do homem doente de que não havia ninguém que o ajudasse a entrar na piscina, Jesus disse-lhe: "Levanta-te, pega a tua cama e anda". Como isso aconteceu no dia de sábado, alguns judeus fervorosos começaram a perseguir Jesus.

            Quantas lições devemos tirar deste episódio?

            Primeira lição: Por trinta e oito anos o homem doente esperava que alguém o fosse ajudar a entrar na piscina e ser curado. Quem são as pessoas que hoje estão esperando há muito tempo para a nossa ajuda?

            Segunda lição: Jesus passou pela porta das Ovelhas ficou sensibilizado pelo homem doente e logo procurou ajudá-lo. Somos como Jesus que ainda temos sensibilidade pelas pessoas que precisam de ajuda?

            Terceira lição: Jesus não ofereceu uma ajuda paternalista, mas fez com que o homem doente usasse a sua força para sair de sua situação. Usamos soluções paternalistas ou promovemos as pessoas devolvendo-lhes a sua dignidade?

            Quarta lição: Alguns judeus por um legalismo sem espírito - "a cura foi em dia de sábado", perseguem Jesus. Quanta perseguição existe hoje contra os que agem por justiça?

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Campanha 10 Milhões de Estrelas

December 2, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes