Carta de Dom Jacinto às Comunidades

July 17, 2019

            Jacinto, pastor pela vontade de Deus, aos irmãos às irmãs em Cristo desta Comunidade, graça e paz da parte de Deus Pai. Desejo mais uma vez chegar à casa e ao coração de cada um e de cada uma que formam esta querida Comunidade. Como isso me enche de profunda alegria e esperança!

        As Romarias de Nossa Senhora de Guadalupe, que cada ano realizamos com tanta intensidade, sempre tem presente a Prioridade Pastoral Arquidiocesana, em torno da qual trabalhamos juntos e criamos unidade. Neste ano de 2019, a nossa Prioridade Pastoral é: “Sermos Igreja arquidiocesana, paroquial, comunitária e familiar como ‘CASA DA VIDA’”. Como cristãos somos chamados pelo próprio Jesus Cristo, o Filho de Deus e nosso Salvador, a participar de sua mais central e total missão: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Como podemos e devemos criar “vida e vida em abundância”? Como podemos ser mais “CASA DA VIDA?”.

           Nos Grupos Bíblicos, com o Rosário Missionário em preparação à Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe, vamos refletir, rezar e viver o “ROSÁRIO DA VIDA”. Isso nos ajudará a criar “vida e vida em abundância” e sermos mais “CASA DA VIDA”. (Ninguém deixe de participar de um Grupo Bíblico!) Assim, refletindo, rezando e vivendo o “ROSÁRIO DA VIDA”, vamos contemplar: 1º A VIDA DA CRIAÇÃO – infinito dom que vem de Deus-Pai; 2º A VIDA DA INICIAÇÃO CRISTÃ – maior graça que vem de Jesus Cristo; 3º A VIDA A SERVIÇO – forte compromisso vocacional que vem do Espírito Santo; 4º A VIDA AMEAÇADA – sagrada missão de cuidar das “periferias existenciais”; 5º A VIDA ETERNA – sentido e plenitude do nosso viver.

          A nossa 34ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe, que vivenciaremos no próximo dia 20 de outubro está dentro do “MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO” convocado pelo Papa Francisco, para celebrar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud de seu predecessor, o Papa Bento XV. Papa Francisco propôs como tema para o “Mês Missionário Extraordinário”: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. Com esse tema ele lembra que a “ação missionária é o paradigma de toda obra da Igreja” (EG, n.15) e deseja ardentemente que “ponhamos a missão de Jesus no coração da Igreja, transformando-a em critério para medir a eficácia de suas estruturas, os resultados de seu trabalho, a fecundidade de seus ministros e a alegria que eles são capazes de suscitar; porque sem alegria não se atrai ninguém" (Reunião CELAM, Bogotá, 07/09/2017).

          Tendo, pois, presente a Prioridade Pastoral Arquidiocesana de 2019: “Sermos CASA DA VIDA” e vivendo o “Ano Missionário Extraordinário” convocado pelo Papa Francisco, foi escolhido o Lema de nossa 34ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe: “Com Maria a Caminho da Missão a Serviço da Vida”. Podemos ter a certeza que com Maria, entrando na Escola de Maria, seremos mais “Igreja de Cristo em Missão como Batizados e Enviados” e assim seremos também mais “’CASA DA VIDA’” a Serviço da Vida”.

           Por fim, agradecendo o esforço e empenho que fazem para serem, cada vez com mais ardor, cristãos batizados, crismados e eucaristizados, invoco a minha bênção episcopal e espero carinhosamente a presença de cada um e de cada uma que compõem a querida comunidade, no dia 20 de outubro próximo, na 34ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe. Certamente será mais uma grande, bela e significativa Romaria em nossas vidas.

 

Dom Jacinto Bergmann

Arcebispo de Pelotas.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Campanha 10 Milhões de Estrelas

December 2, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes