Encontro Provincial da Pastoral da Comunicação

August 19, 2019

           No domingo (18/ago), ocorreu na Comunidade São Francisco de Assis, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, o Encontro da Pastoral da Comunicação, destinado a capacitação de agentes da Arquidiocese de Pelotas e Dioceses de Rio Grande e Bagé.

           O encontro teve início com a Santa Missa presidida pela Arcebispo Metropolitano. Na homilia, dom Jacinto Bergmann destacou a festa litúrgica da Assunção de Nossa Senhora e a atuação de Maria como grande comunicadora, que corre apressadamente ao encontro da prima Isabel.

            Após, no salão da comunidade, estavam reunidos representantes de diversas Paróquias da cidade de Pelotas, de Pedro Osório e da Diocese de Rio Grande. O assessor foi o prof. Manoel Jesus que abordou duas temáticas caras para a atuação dos pasconeiros: Espiritualidade e a Prática do Comunicador.

           Inspirado por sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus, Manoel Jesus destacou a importância de cuidar da própria espiritualidade e das relações pessoais para uma comunicação eficiente, atenta a realidade. Para Cláudio Lemes, da Paróquia Santa Teresinha, o encontro foi diferenciado: boa acolhida, destacando o palestrante e a dinâmica utilizada. "Enfim, eu particularmente gostei demais, as melhorias na Comunicação depende basicamente da nossa motivação, cuidado e carinho pela missão". Para Isabel Cavalheiro, da Paróquia Santo Antônio, o encontro foi "motivador e mostrou quanto nosso carinho e cuidado devem fazer parte da nossa comunicação".

           Na parte da tarde foi abordado alguns aspectos do capítulo 10 do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Doc. 99 da CNBB) sobre a organização da Pastoral da Comunicação. O documento afirma: "Para que a comunicação encontre espaços para anunciar a todos a Boa-Nova de Jesus Cristo, é necessário que a Pascom ocupe um lugar específico de atuação na vida eclesial que lhe permita irradiar as ações próprias do campo da comunicação com sentido pastoral" (n. 244). Entre os eixos da Pascom está a formação, articulação, produção e espiritualidade.

            Na conclusão do encontro foi ressaltado a realização do Encontro Regional de Comunicação, em Cruz Alta, no dia 23 de novembro e as oficinas promovidas pela Capelania da Universidade Católica em quatro Paróquias da cidade (Fátima, Operários de Cristo, São José do Fragata e Sagrado Coração de Jesus) sobre temáticas envolvendo a aspectos da comunicação.

              A proposta inicial para a realização era dar continuidade aos encontros formativos. Marco Viana da Paróquia Senhor Ressuscitado, salientou que "precisamos dar continuidade para que possamos, fazendo a experiência na paróquia, descobrir e partilhar dificuldades e sucessos".

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Campanha 10 Milhões de Estrelas

December 2, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes