Carmelo Coração Eucarístico de Jesus celebra profissão religiosa solene da Ir. Gabriela Maria

October 19, 2019

              No último dia 15 de outubro, Festa de Santa Teresa de Jesus, o Carmelo Coração Eucarístico de Jesus celebrou a solene profissão religiosa da Ir. Gabriela Maria da Santa Face e da Divina Misericórdia. A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jacinto Bergmann e concelebrada por diversos padres.

              Irmã Gabriela é natural de Jacinto Machado, filha de Vonaldo Cechinel e Maria Izabel Abatti e irmã mais nova de Ulisses Cechinel. A jovem religiosa possui 27 anos e reside em Pelotas desde outubro de 2014. Confira abaixo o histórico completo da neo-professanda.

              O Carmelo de Pelotas está localizado na Av. Alfredo Assumpção, 60, no bairro Laranjal.

 

 

             A celebração foi transmitida ao vivo:

 

HISTÓRICO DE NOSSA PROFESSANDA

IR. GABRIELA MARIA DA SANTA FACE E DA DIVINA MISERICÓRDIA

 

        Foi na pequena cidade de Jacinto Machado, no interior do Estado de Santa Catarina que nasceu Gabriela Abatti Cechinel, no dia 27 de março de 1992, de família cristã Católica. Filha de Vonaldo Cechinel e Maria Izabel Abatti e irmã mais nova de Ulisses Cechinel. Batizada no dia 07 de junho de 1992, pelo padre Antônio Ludgero na Igreja Matriz cuja padroeira é Santa Teresinha do Menino Jesus, sua mãe já a consagrou a Deus e a Santa Teresinha. Durante toda a sua vida sentia ressoar em seu íntimo essa aspiração de pertencer a Deus. A partir dos 18 anos, Deus começa a se manifestar para Gabriela suscitando nela certos desejos de interceder pelos sacerdotes em uma vida mais simples e despojada. O próprio Deus já ia assim a instruindo e preparando para o grande chamado, através de semelhantes inspirações e desejos interiores. Gabriela era dócil à ação do Espírito Santo, e começou a modificar suas atitudes,  conforme percebia ser a vontade de Deus para ela. Rezava o terço, oferecia seus sacrifícios diários pelos sacerdotes, pela conversão dos pecadores e a salvação das almas. Rezava continuamente a oração da divina misericórdia pedindo perdão pelos pecados do mundo inteiro...Tudo isso fazia ocultamente, como pedia o Senhor, que entrasse em seu quarto e rezasse ao Pai em segredo! Começou a sentir a necessidade de prestar  maior obediência e sujeição à sua mãe, na vida cotidiana. Foi vivendo nestas inspirações profundas e mudança de vida durante cerca de  três anos até que em fins de 2013, no mês de outubro, sente o chamado para seguir a Cristo. Desejo ardente de se retirar ao deserto do claustro e viver unicamente para Deus... como diz em Oséias: “Conduzi-la-ei ao deserto e falar-lhe-ei ao coração!

       Assim, inspirada por Deus, sem entender muito bem o que estava acontecendo com ela mesma, foi a procura do pároco de Igreja matriz de sua cidade, no mesmo local onde havia sido batizada há cerca de 20 anos atrás e consagrada a Padroeira  - Santa Teresinha! Foi  atendida por Pe. Thiago, auxiliar da Paróquia naquele tempo. Gabriela manifestou com simplicidade o desejo de ser religiosa carmelita, o que deixou o Padre bastante surpreso e feliz ao mesmo tempo.... Gabriela ainda lembra das palavras do sacerdote: Que bom! Não é todo o dia que aparece uma jovem pedindo para ser religiosa, ainda mais carmelita!!! Assim este sacerdote começou a orientá-la para identificar o chamado e enquanto se dava este discernimento, em meados do ano 2014, Ir. Gabriela recorreu à novena das rosas de Santa Terezinha, que fez pelo menos três vezes , pedindo  a confirmação de ser realmente esta a vocação para qual o Senhor  a chamava. Em todas as vezes recebeu a rosa prometida como sinal da vontade de Deus.

       Padre Thiago tinha uma amiga da família , que iria a cidade de Jacinto Machado para se despedir, pois estava para ingressar no Carmelo. E convidou Gabriela para conhecê-la e falar um pouco sobre o Carmelo. Então foi convidada a assistir a entrada desta amiga o que com muita alegria Gabriela aceitou. Chegado o dia, foram conversando tudo sobre o Carmelo, durante toda a viagem de ônibus. Tendo chegado no local do ingresso, Carmelo de Porto Alegre,  Gabriela conhece lá pela primeira vez o Mosteiro das carmelitas e assistiu a entrada de sua amiga, tendo a oportunidade de conversar com Madre Suzana, superiora daquela Comunidade, manifestando o seu desejo de ser carmelita também! Foi assim, que após Madre Suzana rezar nesta intensão, fez a  proposta de  Gabriela vir para o  Carmelo de Pelotas...Um mês mais tarde, no dia 05 de setembro de 2014 chega em  Pelotas  Gabriela acompanhada por Madre Suzana tendo sido  acolhidas por Pe. Eneias na Estação  Rodoviária. O ingresso oficial no Postulantado do Carmelo ficou marcado para 18 de outubro de 2014. Neste ínterim, Gabriela pode se despedir de sua família, convicta da vontade de Deus. Chegado o dia da entrada, Gabriela foi acolhida por Madre Maria Salete e toda a sua Comunidade com muita alegria. Já como postulante, com muito empenho  aprendeu aulas de teclado, com Me. Rose de Campo Mourão, que estava aqui ajudando nosso Carmelo. Logo assumiu o ministério da musica na liturgia eucarística e ofício divino no Carmelo.

       Como religiosa, Ir. Gabriela sempre foi muito feliz, sentindo realmente ser este o seu lugar...apesar de todas as purificações próprias do caminho de Cristo, que foram também para ela bastante grandes, superou a todas pela força do espírito, o amor de Deus e a companhia das Irmãs,  oferecendo os acontecimentos de cada dia pela Santa Igreja. Assim, sendo dócil ao Espírito Santo desde o seu chamado, Este a foi instruindo para este momento, onde o Senhor a chama a ser Sua Esposa. E hoje,  com seus 27 anos de idade, Ir. Gabriela Maria faz sua entrega definitiva ao Senhor neste Carmelo de Pelotas, onde viverá a serviço de Deus e de Sua Amada Igreja, tendo como protetora ,  além da Virgem do Carmo, também, a grande fundadora do Carmelo Descalço – Teresa de Jesus.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Compromisso da 34ª Romaria de N. Sra. de Guadalupe

November 4, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes