Dia Mundial do Pobre em Pelotas

November 15, 2019

Na Assembleia Pastoral Arquidiocesana conclamei a todos para participar do Gesto do “DIA DO POBRE” na Arquidiocese. Quero reforçar esta CONCLAMAÇÃO. O Papa Francisco nos ensina que devemos ter GESTOS!

Assim, retomo os dados precisos para a nossa participação:

DIA: 18 de novembro;

HORA: A partir da 19h e 30 min;

LOCAL: Junto ao Correio.

NOSSA AÇÃO: Estarmos juntos com os pobres que são atendidos: dialogarmos com eles, animá-los na vida, inteirarmo-nos de seus problemas, abençoá-los... sermos irmãos.

Esse nosso gesto tem um duplo significado: 1º Reconhecer e valorizar o Grupo São Lázaro que todas as segundas-feiras tem este gesto de caridade; 2º Marcarmos nossa presença cristã junto aos pobres que são atendidos pelo Grupo São Lázaro.

Espero muitos presbíteros, diáconos, religiosos e leigos presentes junto comigo, pastor desta Igreja Particular de Pelotas.

Dom Jacinto Bergmann

Arcebispo de Pelotas

Ainda, a Cáritas Arquidiocesana e as Pastorais Sociais realizaram no dia 14 de novembro - um dia antes de data alusiva à proclamação da República - celebramos na comunidade Sagrada Família, em Pelotas-RS, a III Jornada Mundial do Pobre, instituída pelo Papa Francisco.
           Foi realizada uma roda de conversa com as mulheres da comunidade, especialmente do grupo de economia solidária Cidadania e Vida e também mulheres responsáveis pela horta comunitária. Juntados a estas mulheres da comunidade esteve presente a diretoria e voluntárias (os) da Cáritas Arquidiocesana, Pastorais Sociais e lideranças da aldeia Kaingang Gyró e de comunidades quilombolas.
      Conversas, festejos, abraços, partilhas de angustias, mas principalmente, esperanças. Esperançar é uma ação de coletiva, é resultado de uma luta em comum.

Campanha 10 Milhões de Estrelas

December 2, 2019