Você já ouviu falar da IAM – Infância e Adolescência Missionária?

 

 

       Pois é, nossa Arquidiocese de Pelotas, juntamente com a Animação Bíblico-Catequética, está assumindo esta Obra das POM – Pontifícias Obras Missionárias, pois durante o processo de implantação da Iniciação à Vida Cristã percebemos que havia um apelo para atender crianças e adolescentes com faixa etária que não estivessem contempladas pela IVC, e assim as crianças que estão em processo de alfabetização até os 14 anos podem fazer parte da IAM.

       Respondendo a este apelo estamos implantando com alegria e amor a Infância e Adolescência Missionária (IAM), lembrando que ela não é catequese e também não visa os sacramentos, e sim auxilia para tal. Nos dias 27 e 28 de julho/2019, aconteceu em Pelotas o EFAIAM (Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária), destinado a pessoas que gostariam de conhecer esse belo trabalho, e assim tivemos 25 pessoas da Arquidiocese de Pelotas. Nestes dois dias esteve entre nós a assessoria da Diocese de Osório na pessoa da senhora Marilene Gayger Dias, que nos ajudou a conhecer esta Obra.

 

A IAM tem as seguintes finalidades:

       # Ajudar pais, educadores e catequistas a despertar nas crianças a consciência missionária universal;

      # Promover o espírito missionário universal entre as crianças, levando-as a partilhar sua fé e os meios materiais com as crianças das regiões necessitadas em todo o mundo;

       # Despertar vocações missionárias.

 

       Esta Obra surgiu na França e existe na Igreja desde 1843, e está presente em todo o mundo. O Papa é o seu primeiro animador. Em cada país, existe uma sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

A Infância e Adolescência Missionária é uma Obra a serviço da Missão universal da Igreja e tem como finalidade animar-lhe “missionariamente” a vida. E nela trabalhamos as cores dos cinco continentes da terra: Ásia (amarelo), África (verde), Europa (branco), América (vermelho) e Oceania (azul).

 

Coordenação da Infância e Adolescência Missionária assumida na Assembleia Estadual/Porto Alegre:

  • Província Eclesiástica de Pelotas (Bagé-Pelotas-Rio Grande) – Vanuza do Pró.

  • Arquidiocese de Pelotas: Ane Lise Turra Silva e Lidiane Rios Meireles.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Campanha 10 Milhões de Estrelas

December 2, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes