Acamps

O Acampamento da Arquidiocese de Pelotas, o Acamps, como é conhecido, é uma obra de evangelização à serviço da igreja e começou a estruturar-se em nossa diocese há mais de 15 anos e, há 14 anos reúne jovens acima de 18 anos para viverem uma experiência diferente do Amor de Deus.
Em contato com a natureza, os campistas são convidados a permitir-se olhar para si, para o outro e para Deus de uma maneira diferente a qual estamos acostumados em nosso dia a dia e/ou em nossa caminhada.

O Acamps é, essencialmente, um encontro para pessoas que já caminham junto da igreja, mas não há nenhum impedimento em relação a isso. É possível que o Acamps seja o primeiro encontro de alguém com Cristo e, temos muitos testemunhos de jovens e adultos que iniciaram sua caminhada à partir do que viveram e sentiram no Acamps.

O Acampamento da Arquidiocese, inicialmente chamado Acampamento Juvenil da Diocese de Pelotas, não é um movimento. Somos um organismo à serviço da igreja.  O Acamps propõe que as pessoas vivam essa experiência e retornem para seus movimentos e suas comunidades com um novo ardor missionário. O Acamps busca ser um combustível para quem sente a chama de sua fé se apagando.

Mas de onde surgiu o ACamps?
Como dito anteriormente, essa é uma obra espalhada pelo mundo todo, que teve seu início no México, no final dos anos 80. Chegou ao Brasil em 1991, onde lideranças de Porto Alegre experimentaram essa aventura e trouxeram-na para a capital gaúcha, tendo em 1992 o seu primeiro Acamps.
Quando Dom Jacinto foi nomeado bispo auxiliar da então diocese de Pelotas, logo tratou de levar jovens daqui para Porto Alegre para viverem uma experiência que ele havia conhecido e acompanhado por lá. Com a primeira ida de jovens pelotenses, em novembro de 2002, começava a nascer o Acamps Pelotas. Em outubro de 2004, aconteceu o primeiro Acamps Pelotas, tendo como sede a Comunidade Sagrado Coração de Jesus, na Colônia Cristal.

Já realizamos 24 Acamps, 2 Acamps Os Sete Jovens do Evangelho (destinados à quem já viveu a primeira experiência) e um Acamps Mirim, com crianças entre 9 e 13 anos.

Abaixo temos a ficha de inscrição: