Quem Somos

Diocese é “porção do Povo de Deus, confiada a um bispo para que a pastoreie em cooperação com o presbitério, de tal modo que, unida ao seu pastor e por ela congregada no Espírito Santo, mediante o Evangelho e a Eucaristia, constituam uma Igreja Particular”.
De acordo com o Direito Canônico da Igreja Católica, é nas dioceses “onde verdadeiramente se encontra e atua a Igreja de Cristo una, santa, católica e apostólica”. Um conjunto de dioceses com territórios vizinhos formam um Província Eclesiástica, que é coordenada por uma arquidiocese.

A Arquidiocese de Pelotas pertence ao Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e sedia a Província Eclesiástica de Pelotas, que possui como dioceses sufragâneas as Dioceses de Bagé e Rio Grande. Tendo como limites a Arquidiocese de Porto Alegre e as Dioceses de Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Bagé e Rio Grande.

Tem uma superfície geográfica de 20 737 km² e uma população de 545.900 (segundo o CENSO de 2010). Compreende os municípios de Pelotas, São Lourenço do Sul, Turuçú, Canguçú, Morro Redondo, Capão do Leão, Piratini, Pedro Osório, Cerrito, Arroio Grande, Jaguarão e Herval.