top of page

CAEX

HISTÓRIA:

O pioneiro desses programas e dos grupos de autoajuda foi o Alcoólicos Anônimos ou simplesmente AA, iniciado em 1935 em Akron, Ohio, Estados Unidos,por William Griffith Wilson e pelo Doutor Bob Smith, conhecidos pelos membros do AA como ''Bill W'' e ''Dr. Bob''. Criaram a tradição de utilizar apenas o primeiro nome para se identificar nos grupos ''anônimos'' de Doze Passos.Escritos por Wilson e outros membros no início do AA como modo decodificar o processo que consideraram viável para eles pessoalmente, os Doze Passos foram, essencialmente, uma nova versão dos seis passos do ''grupo de Oxford'', criado pelo missionário cristão Frank Buchman que defendia a crença na orientação divina,sem direta relação com tratamento de vícios. O nome Oxford refere-se à origem geográfica dos membros e não à Universidade de Oxford; pelo contato que Wilson tinha com o grupo de Oxford, escreveu então o livro ''Alcoólicos Anônimos'', freqüentemente chamado de ''Big Book'' (Grande Livro).

 

O QUE É A COMUNIDADE TERAPÊUTICA?
...“Grupo de pessoas que se unem com o objetivo comum e que possui uma forte motivação para provocar mudanças”. O programa terapêutico – educativo a ser desenvolvido no período de tratamento na CT tem como objetivo ajudar o dependente químico a se tornar uma pessoa livre através da mudança de seu estilo de vida. A proposta deve considerar que o dependente químico pode desenvolver-se nas diversas dimensões: de um ser humano integral, física, mental, espiritual, social, familiar e profissional.

 

ACREDITAR:

O ambiente da CT deve possibilitar a aprendizagem social, oferecendo a oportunidade de interagir, escutar, aprender, crescer de maneira que reflita a capacidade e o potencial individual e coletivo das pessoas, que dela fazem parte.
 

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO:
O Dependente químico vem de um submundo. E necessário à aquisição de novos hábitos e valores para que os internalize e os vivencie, através da mudança do estilo de vida. A conduta, o comportamento, é sempre algo objetivo, observável, onde encontramos os progressos realizados pelo dependente. Na conduta encontramos os frutos, e é onde se concretizam os sucessos e as dificuldades do trabalho pessoal do residente nas áreas cognitivas, afetiva e espiritual.
 

EXISTEM CINCO ÁREAS, A SEREM TRABALHADAS PARA QUE
HAJA UM NÍVEL DE EQUILÍBRIO:

A Família
Os pares
O trabalho / Escola
A lei (regras sociais)
A Espiritualidade

RESULTADOS:
Nestes poucos mais de 22 anos de existencial da PACTO – CAEX – Comunidade Terapêutica Casa do Amor-Exigente, já passaram pela casa, aproximadamente mil e seiscentas residentes dos quais mais de 1/3 chegou ao final do tratamento de doze meses hoje, 35% dos concluintes estão em sobriedade, dando sua parte de contribuição na sociedade como empresários, estudantes, professores e trabalhando, em geral. Recuperaram as relações com a família, esposa e filhos, se tornaram pessoas felizes, em paz consigo, com os outros e com Deus. Uma parcela destes concluintes está hoje trabalhando em comunidades terapêuticas levando a mensagem de recuperação a outros dependentes químicos que ainda não conseguiram se livrar das drogas e do álcool.

bottom of page