top of page

Oficinas de Oração

oficinas_ORAÇÃO_E_VIDA.jpg

RESPONSÁVEL NA ARQUIDIOCESE DE PELOTAS:

Leonor Almeida de Souza Soares - Contato: 53-981339613 - E-mail: leonor.souzasoares@gmail.com

ORIGEM

- OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA Reconhecido e aprovado pela Santa Sé e confirmado de acordo com o Decreto de Aprovação 1607/02/S-61/b-83, dado pelo Conselho Pontifício para os Leigos, em 4 de Outubro de 2002.

 

FUNDADOR: Frei Ignácio Larrañaga

O fundador das Oficinas de Oração e Vida é Frei Ignácio Larrañaga sacerdote franciscano, capuchinho, originário da Espanha, tem desenvolvido uma ampla ação animadora e evangelizadora durante 30 anos na América Latina, América do Norte e Europa. É o fundador dos Encontros de Experiência de Deus com início no Brasil em 1974, e das Oficinas de Oração e Vida que datam de 1984.

 

BUSCAR NA BÍBLIA UM CRITÉRIO DE VIDA

Frei Ignácio Larrañaga nos ensina que ao lermos Bíblia devemos:

- Em leitura tranquila e sem pressa buscar o que o Senhor nos diz com sua Palavra;

- Com esta Palavra assumir um critério de vida, algo que traga paz, amor, perdão, uma vida renovada.

- Nas Oficinas de Oração e Vida aprendemos maior intimidade com a Bíblia Sagrada e identificamos na Palavra do Senhor "recados" diretos para a nossa vida - "O QUE DEUS ESTÁ ME DIZENDO".

- Nesta frase, o que Deus me fala para minha vida, em que sentido os critérios divinos encerrados nesta Palavra interpelam meu modo de pensar e atuar, em que aspecto devo mudar.

- Ao ouvir meu Deus, ao atender à sua Palavra ganho UM CRITÉRIO DE VIDA para chegar à paz, ao amor, ao perdão, à humildade, fortalecendo a fé e a esperança.

OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA: IDENTIDADES

- Baseado na Bílbia. Com Cristo como centro.

- Fonte de vocações apostólicas.

- Serviço exclusivamente laical.

- Caráter totalmente prático e experimental.

- Atividade orante passo a passo e adaptada à pessoa.

- Oficina libertadora e reparadora através do conhecimento de Deus e de si mesmo.

- Transformação da pessoa à luz da Palavra.

- Compromisso com os pobres.

- Promoção de valores do Evangelho.

 

CONHEÇA AS OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA

- As Oficinas de Oração e Vida não deixam constituídos grupos eclesiais ou comunidades de oração. Apenas oferece um serviço.

- Ao término das 15 sessões de que é composta uma oficina, o cristão é estimulado a participar diretamente da missão sacerdotal, profética e régia de Jesus Cristo, tornando-se assim também seu apóstolo.

- Cada sessão, semanal, dura duas horas.

- As oficinas colaboram não só com a Igreja, mas também com a pátria (sociedade), porque contribui para a unidade e fortalecimento do indivíduo e da família, constituindo-se pelas dimensões evangélica e humanitária.

- O fundador das Oficinas de Oração e Vida é Frei Ignácio Larranãga, pertencente à ordem religiosa dos capuchinhos.

Oficinas de Oração e Vida - saiba mais

- As Oficinas de Oração e Vida, são o que hoje em dia se chama comumente de uma nova evangelização.

- A Oficina para adultos consta de 15 sessões e a de jovens consta de 10 sessões, sendo uma por semana, com duas horas de duração.

- O trabalho principal é realizado durante a semana, na vida cotidiana, com a prática semanal (textos bíblicos, vivência e prática das modalidades).

- A Oficina é dirigida por Guias (orientadores), cuja missão consiste em colocar em prática o espírito e o conteúdo do Manual(ensinamentos de Frei Ignácio).

-  À frente dos Guias (orientadores), há equipes de coordenação que vão desde uma equipe local até uma internacional.

- A Oficina é um serviço eminentemente laical. A maioria dos Guias (orientadores) são leigos e todos os componentes dos grupos dirigentes são também leigos. Esse apostolado é feito em estreita união com seus Pastores, Bispos e Párocos.

- Carisma: as Oficinas de Oração e Vida, são o que hoje em dia se chama comumente de uma nova evangelização.

- A dimensão apostólica é "a última conclusão" das Oficinas - em resumo: trata-se de um programa de conversão sincera que se prolonga não apenas durante a Oficina, mas ao longo da vida.

 

ORAÇÃO - ENCONTRO PESSOAL COM DEUS

- A oração é a experiência de harmonização interior no encontro pessoal com nosso Deus amorosíssimo.

- Nas OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA, metodicamente durante 15 encontros (sessões), você aprende a se libertar dos medos, tristezas e tensões do dia-a-dia.

- Descobre ferramentas para enfrentar com força e serenidade os desafios da vida.

- Vai ver como é mais fácil melhorar as relações na família, no trabalho e na comunidade.

- Ter prazer de encontrar-se diariamente com Deus pela ORAÇÃO E LEITURA E ESCUTA DA PALAVRA SAGRADA.

ESCOLA DE ORAÇÃO

- TOV (Talleres de Oracion y Vida - Oficina de Oração e Vida) é um serviço para se aprofundar na arte de orar. Este aprendizado tem um caráter experimental, como em uma oficina, orando se fortalece a oração.

- Entramos na relação pessoal com o Senhor, com variadas modalidades de oração, desde os primeiros passos até as alturas da contemplação. 

- Por isso, com orar, além de graça, enquanto atividade humana é também arte, a organização da Oficina contém e oferece uma pedagogia progressiva, um caráter metódico e muita disciplina.

- Resultado? Amigos e discípulos do Senhor.

 

ESCOLA DE VIDA

- Por meio de um complexo entrelaçamento de meditação sobre a Palavra Sagrada, oração intensiva, reflexão comunitária e exercícios de silenciamentos, o oficinista vai superando passo a passo, o mundo interior de angústias e ansiedades, medos e tristezas...

- Como efeito de uma vivência profunda da fé e do abandono, o oficinista vai inundando-se paulatinamente de uma paz nunca imaginada.

- Resultado? Superação de complexos e traumas, controle dos nervos, estabilidade emocional e alegria de viver.

- A partir de uma intensa contemplação da figura de Jesus Cristo, a Oficina lança o cristão num processo cristificante, para ser cada vez mais parecido com Jesus: paciente e humilde como Jesus, sensível e misericordioso, despreocupado de si e preocupado com os outros... perguntando-se a cada passo: o que faria Jesus em meu lugar? Produzindo-se desta maneira uma transformação vital que faz com que muitas pessoas exclamam: "Como mudou nossa mãe, nosso irmão!"

- É por isso também uma oficina de vida.

 

ESCOLA APOSTÓLICA

- A Oficina não deixa constituídos grupos eclesiais ou comunidades de oração. Somente oferece um serviço limitado e humilde: fortalecer a oração e a viver cristãmente.

- Nas últimas sessões (reuniões) a Oficina lança o cristão para participar diretamente da missão sacerdotal, profética e régia de Cristo Jesus. Como gostaríamos de fazer da cada oficinista um apóstolo!

- Sonhamos em transformar as Oficinas em viveiros de vocações apostólicas e estamos empenhados em que as Oficinas se constituam em instrumentos de vitalização eclesial.

- Resultado? Um eficaz instrumento de Evangelização.

 

CARACTERÍSTICAS

- A Oficina compromete-nos em três dimensões: com Deus, consigo mesmo e com os outros.

- Em cada sessão (reunião) há duas linhas fundamentais: uma descendente, Deus fala ao homem, e outra ascendente, o homem fala (responde) a Deus.

- A Oficina é um serviço eminentemente laical. A maioria dos Guias (aqueles que aplicam as Oficinas) são leigos em estreita união com seus Pastores, Bispos e Párocos.

- A Oficina se distingue por uma rigorosa pontualidade, uma estrita ordem e muita disciplina.

- A Oficina é um serviço:  a) Limitado - Terminado as 15 sessões, damos por cumprido o nosso objetivo e nos retiramos; b) Aberto - Todos podem participar das Oficinas: catequistas, agentes de Pastorais, afastados da Igreja, os excluídos dos sacramentos.

bottom of page