Liturgia

Confira os programas sobre liturgia do Padre Wilson Fernandes na Rádio Universidade AM 1.160 que fazem parte do Clube do Ouvinte Nossa Senhora de Guadalupe!

Patrocínio:

É tempo de Quaresma! É tempo de Campanha da Fraternidade! Como celebrar?

A Campanha da Fraternidade (CF), que se realiza na Igreja do Brasil durante a Quaresma desde 1964, pretende ser uma ajuda para vivê-la mais intensamente.

Ajudados pela Campanha da Fraternidade, intensificamos a prática da caridade, procurando corrigir e aperfeiçoar, à luz da Palavra de Deus, nosso jeito como tratamos as pessoas e com elas nos relacionamos, sobretudo os mais pobres e sofredores, e como procuramos ajudá-los a viver com dignidade.

A CF ajuda a vivermos de maneira prática as grandes linhas da Quaresma. Estas linhas-força são, sobretudo, a observância quaresmal da oração, do jejum e da esmola no seu sentido mais profundo, e a temática que se expressa na Palavra de Deus nos Anos A, B e C da Quaresma.

Fundamentalmente, a renovação das promessas batismais, no Ano A, a participação no mistério pascal de Cristo pela conversão, no Ano B (esse ano), e a necessidade da conversão e penitência para participar da misericórdia de Deus, no Ano C. Isso, sem perder de vista a Palavra de Deus do 1° e 2° domingos, respectivamente, as tentações de Jesus e sua transfiguração.

Nesta perspectiva, a Campanha da Fraternidade, com seu tema e lema, poderá servir de pano de fundo da pregação homilética. Ela poderá inspirar o Ato Penitencial, sem transformá-lo em “Celebração Penitencial”. Algumas preces poderão brotar da ação concreta desenvolvida pela CF, sem se esquecerem as grandes lições da Igreja e do mundo, bem como a dinâmica quaresmal.

Deve-se continuar atentando às orientações litúrgicas para esse tempo quaresmal como a cor roxa, as cinzas e a cruz que lembram o caráter de penitência e conversão próprio deste tempo. Isto se manifesta também no visual do espaço celebrativo, sóbrio, despojado.

Cada ano, a Igreja no Brasil está oferecendo cantos para a Missa. Faz-se um sincero esforço para que esses respeitem a temática da Quaresma e das leituras bíblicas de Domingo.Para ajudar nesta vivência, é aconselhável também que se evite na Quaresma o toque de instrumentos musicais. Também não cantamos o “Glória” e o “Aleluia”.

Quanto às músicas da CF 2018, eis algumas orientações das músicas constantes no CD desse ano:

Faixa 01 – Hino da CF 2018 – não deve ser usado como Canto de Entrada na Missa ou na Celebração da Palavra. Pode ser usado quando na entrada do Banner ou Cartaz da CF 2018; alguma apresentação; às vezes, como canto de envio.

Faixa 02 – “Como o Senhor vos perdoou” – Para celebrações penitenciais.

Faixa 03 – “Deus, Pai de misericórdia” – é uma bênção para o Tempo da Quaresma, especialmente usada quando forma Missa.

Faixa 04 – “Volta, meu povo ao teu Senhor” – usado, especialmente, na Quarta-feira de Cinzas.

Faixa 05 – “Quando meu servo chamar” – Para os 1º e 2º Domingos da Quaresma como Canto de Abertura.

Faixa 06 – “Lembra, Senhor, o teu amor” – Para os 3º e 5º Domingos da Quaresma como Canto de Abertura.

Faixa 07 – “Alegra-te, Jerusalém” – Para o 4º Domingo da Quaresma como canto de Abertura.

Faixa 08 – “Senhor, que na água e no Espírito” – (3ª fórmula) – Para o Ato Penitencial

Faixa 09 – “Glória a vós, Senhor Jesus!” – Aclamação para a Quarta-feira de Cinzas e dias da semana da Quaresma.

Faixa 10 – “Louvor a vós, ó Cristo” – Aclamação para os Domingos da Quaresma.

Faixa 11 e 12 – Para a apresentação das oferendas.

Faixa 13 – “Agora o tempo se cumpriu” – Comunhão para a Quarta feira de Cinzas.

Faixa 14 – “O homem não vive somente de pão” – Comunhão para o 1º Domingo da Quaresma

Faixa 15 – “Então, da nuvem luminosa” – Comunhão para o 2º Domingo da Quaresma.

Faixa 16 – “Ao se aproximar a Páscoa” – Comunhão para o 3º Domingo da Quaresma.

Faixa 17 – “Deus é rico em misericórdia” – Comunhão para o 4º Domingo da Quaresma.

Faixa 18 – “Se o grão de trigo não morrer” – Comunhão para o 5º Domingo da Quaresma.

Faixa 19 – “Os filhos dos hebreus” – Para a procissão no Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor.

As músicas podem ser acessadas no site:

Desta forma, a CF leva a Igreja no Brasil a fazer uma experiência na vivência da fraternidade nesse período quaresmal em preparação à Páscoa do Senhor.

Fontes:

Texto “Viver o Ano Litúrgico – Reflexões para os domingos e solenidades”, de Frei Alberto Beckhauser, Editora Vozes.

Texto “O que é a quaresma?”de Pe. Carlos Gustavo Haas (cnbb.org.br)