MOVIMENTO MARIANO CENÁCULO - MMC

O Movimento, que aqui no Sul denominamos Cenáculo, acontecia em São Paulo, com o nome de Caminhada. Em 1974 o Pe. Francisco Mascarenhas resolveu trazê-lo para Santa Maria/RS onde sofreu mudança no nome, passando a chamar-se Cenáculo.

Nos dias 4,5 e 6 de janeiro de 1978, com o apoio da equipe de Santa Maria, realizou-se o I Cenáculo de Pelotas, trazido pelo Frei Sérgio Dal Moura da Paróquia São José do Fragata (Pelotas). Por motivo de sua transferência, o Cenáculo não teve continuidade.

Passados 10 anos, um pequeno grupo de jovens que havia feito o Cenáculo em São Leopoldo, juntamente com o então, Pe. Joaquim De Lamare de Oliveira, da paróquia Santo Antônio do Laranjal, sentiram vontade e a necessidade de trazer esse Movimento até Pelotas, visto que não existira nesta cidade um Movimento dedicado a Nossa Senhora. Então, com o apoio e disponibilidade da equipe de São Leopoldo, realizou-se nos dias 27, 28 e 29 de Novembro de 1987, o II Cenáculo de Pelotas.

Desde então o Movimento não parou mais de realizar seus encontros de primeiro anúncio. Seu carisma é a devoção a Nossa Senhora na certeza de que ela é o caminho certo a Jesus, por isso o Movimento tem como lema: ‘Tudo a Jesus por Maria’. Sua padroeira é Nossa Senhora Rosa Mística.

Além dos encontros destinados a homens e mulheres acima de 18 anos, o Movimento proporciona aos cenantes, grupos de oração do Rosário, de adoração ao Santíssimo, de Visita às famílias e de Convivência, além de realizar periodicamente o Desagravo ao Imaculado Coração de Maria e o Cenaculão (retiro para os já cenantes).

Até 1994 o Orientador espiritual do Movimento foi o então Pe. Bento Maria, que passou a ser o auxiliar ficando como responsável o Ir. João de Santa Maria; em 1996 o Pe. Bento Maria reassume a orientação do Movimento junto com o Ir. Paulo de Tarso; em 1997 o Ir. Paulo passa a ser o orientador auxiliado pelo Pe. Alberto Klaus que em novembro do mesmo ano assume o Movimento até 2008 quando passa a ser conduzido pelo Pe. Carlos Rômulo que o conduz até ser transferido para a paróquia de Canguçu. Em 2010 Pe. Guilherme Panatieri assumiu a orientação espiritual do Movimento que em 2016 foi destinada ao Pe. César Augusto (Pe. Jô) até os dias atuais.

Desde 2001 o Movimento Cenáculo passou a ter caráter diocesano desvinculando-se do Cenáculo de Maria presente no restante do estado, tornando-se Movimento Mariano Cenáculo.

CENÁCULO PELOTAS