Movimento Serra

UM MOVIMENTO DA IGREJA CATÓLICA FORMADO DE FIÉIS LEIGOS, HOMENS E MULHERES, QUE AMAM E SE DEDICAM AO TRABALHO VOCACIONAL.

SEUS MEMBROS SE REÚNEM PARA REZAR E TRABALHAR PELAS VOCAÇÕES, PELOS VOCACIONADOS E CONSAGRADOS: SACERDOTES, RELIGIOSOS,MISSIONÁRIOS.
SÃO PORTANTO, PESSOAS QUE AMAM AS VOCAÇÕES E OS VOCACIONADOS DE ESPECIAL CONSAGRAÇÃO.
AMAM A IGREJA E AQUELES QUE A ELA DEDICAM SUA VIDA.
DÃO UM POUCA DO MUITO QUE RECEBEM DE DEUS.
TRABALHAR PELAS VOCAÇÕES É A MAIS BELA DAS PASTORAIS.
 

LEMBRE -SE SEMPRE:

“SEM PADRE, NÃO HÁ IGREJA;

SEM IGREJA NÃO HÁ EUCARISTIA;

SEM EUCARISTIA NÃO HÁ SANTIDADE.”

 

 

COMO SURGIU O SERRA?

NA DÉCADA DE TRINTA NOS ESTADOS UNIDOS, UM GRUPO DE LEIGOS CATÓLICOS SE REUNIRAM PARA AJUDAR A IGREJA E OS SACERDOTES. A IDEÍA FOI BEM ACEITA E, HOJE O MOVIMENTO SERRA EXISTE EM TODOS OS CONTINENTES.

O MOVIMENTO SERRA É O ÚNICO MOVIMENTO DA IGREJA CATÓLICA, OFICIALMENTE RECONHECIDO PELA SANTA SÉ, FORMADO EXCLUSIVAMENTE POR FIÉIS LEIGOS QUE SE DEDICAM À PASTORAL VOCACIONAL.
 

 

PORQUE A DENOMINAÇÃO SERRA?

OS FUNDADORES DO MOVIMENTO SERRA SENTIRAM A NECESSIDADE DE ESCOLHER UM PATRONO.
A ESCOLHA RECAIU SOBRE O FRADE FRANCISCANO ESPANHOL FREI JUNÍPERO SERRA. ELE É O SÍMBOLO DO MOVIMENTO SERRA.
JUNÍPERO SERRA ,BEATIFICADO PELO PAPA JOÃO PAULO ll, NO DIA 25 DE SETEMBRO DE 1988, FOI POR MAIS DE TRINTA ANOS, MISSIONÁRIO NO MÉXICO E NA ENTÃO NOVA ESPANHA, HOJE CALIFÓRNIA. É UM DOS “HERÓIS NACIONAIS AMERICANOS.”
 

 

QUAIS OS OBJETIVOS DO SERRA?

1- FAVORECER E PROMOVER AS VOCAÇÕES AO SACERDÓCIO MINISTERIAL NA IGREJA CATÓLICA, COMO UMA VOCAÇÃO ESPECIAL AO SERVIÇO E APOIAR OS SACERDOTES EM SEU SAGRADO MINISTÉRIO.



2- VALORIZAR E ANIMAR AS VOCAÇÕES À VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA, NA IGREJA CATÓLICA.

 

3-AJUDAR SEUS MEMBROS A RECONHECER E A RESPONDER COM SUA PRÓPRIA VIDA AO CHAMADO DE DEUS À SANTIDADE, EM JESUS CRISTO, INSPIRADOS PELO ESPÍRITO SANTO.

 

 

O MOVIMENTO SERRA NO BRASIL.

O MOVIMENTO SERRA CHEGOU AO BRASIL NA SEGUNDA DÉCADA DOS ANOS SESSENTA. FOI TRAZIDO PELO ENTÃO ARCEBISPO DO RIO DE JANEIRO, DOM JAIME CARDEAL CÂMARA QUE, ENCONTROU NA PESSOA DE SEU FUNDADOR CS. LUIZ ALEXANDRE COMPAGNONI, SEU PRIMEIRO LÍDER E GRANDE INCENTIVADOR. ELE, PESSOALMENTE, FUNDOU O SERRA NAS PRINCIPAIS CAPITAIS E EM INÚMERAS OUTRAS CIDADES BRASILEIRAS.

POSSUI UM CONSELHO NACIONAL, COM ESCRITÓRIO EM CURITIBA (PR). É SEMPRE ACOMPANHADO POR UM ASSISTENTE EPISCOPAL E, NAS COMUNIDADES, PELO ASSISTENTE ECLESIÁSTICO. ATUALMENTE O MOVIMENTO SERRA DO BRASIL SE ENCONTRA EM FRANCA EXPANSÃO, COM MAIS DE DUZENTAS COMUNIDADES. 
 

 

 

QUAIS AS ATIVIDADES DO SERRA?

OS MEMBROS DO MOVIMENTO SERRA SE DEDICAM AO TRABALHO VOCACIONAL SOB TODOS OS ASPECTOS, TANTO EM ÂMBITO DIOCESANO, QUANTO PAROQUIAL OU LOCAL.

 

 

EXERCEM SUAS ATIVIDADES ATRAVÉS:

*DA ORAÇÃO - MISSA, HORA EUCARÍSTICA, ROSÁRIO, VIGÍLIAS…VOCACIONAIS. PROMOÇÃO( NACIONAL) DO DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES, DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELA SANTIFICAÇÃO DO CLERO E MÊS VOCACIONAL.

*DO TRABALHO - PALESTRAS, TESTEMUNHOS, DEPOIMENTOS… EM SEMINÁRIOS, CASAS DE FORMAÇÃO RELIGIOSA, INSTITUIÇÕES DE ENSINO E OUTROS LOCAIS. CONTRIBUEM E REALIZAM CAMPANHAS FINANCEIRAS E/OU DE ALIMENTOS SEMPRE EM FAVOR DOS SEMINÁRIOS E CASAS DE FORMAÇÃO RELIGIOSA, TENDO COMO OBJETIVO, COLABORAR NA FORMAÇÃO DO VOCACIONADOS.
PRESTAM HOMENAGENS AOS CONSAGRADOS, E ESPECIALMENTE POR OCASIÃO DO DIA DO PADRE, DE SUA ORDENAÇÃO E NASCIMENTO.- REZAM POR ELES, TENDO, COMO ‘ DEVER ‘ DO SERRANO, ADOTAR UM PADRE E INCLUÍ-LO DIARIAMENTE EM SUAS ORAÇÕES.
* DO ESTUDO - EM REUNIÕES QUE REALIZAM MENSALMENTE, OS MEMBROS DO MOVIMENTO SERRA, ALÉM DA ORAÇÃO E DAS ATIVIDADES, INCLUEM, COM ESPECIAL ATENÇÃO, O ESTUDO: MEDITAÇÃO BÍBLICA, TEMA DE FORMAÇÃO SERRA, DOCUMENTOS DA IGREJA. SABEM ELES QUE: ” QUANTO MAIS SE CONHECE, MAIS SE AMA”.

*DA COMUNICAÇÃO - O MOVIMENTO SERRA EDITA A REVISTA O SERRA, BOLETINS, PÁGINAS NA INTERNET, FOLDERS, BANNERS, ENTRE OUTROS. SÃO DESTINADOS À FORMAÇÃO DE SEUS MEMBROS E INFORMAÇÃO À COMUNIDADE EM QUE ESTÁ INSERIDO.

 

 

UM CONVITE À COMUNIDADE:

TODOS NÓS PODEMOS COLABORAR COM AS VOCAÇÕES SACERDOTAIS, RELIGIOSAS E MISSIONÁRIAS.,

* PELA ORAÇÃO *

REZANDO PELOS VOCACIONADOS E CONSAGRADOS E ATENDENDO AO MANDAMENTO DO SENHOR“PEDI AO SENHOR DA MESSE QUE ENVIE OPERÁRIO PARA A MESSE” (LC 10,2)

* PELO TESTEMUNHO *

" O TRABALHO EM PROL DAS VOCAÇÕES É RESPONSABILIDADE DE TODOS OS BATIZADOS"( JOÃO PAULO ll). SEJA UM VOLUNTÁRIO DEMONSTRANDO SEU AMOR PELA IGREJA E PELOS SEUS MINISTROS.

* PELO TRABALHO *

PARTICIPE DAS CAMPANHAS EM FAVOR DOS SEMINÁRIOS E DAS CASAS DE FORMAÇÃO RELIGIOSA. COLABORE, INCENTIVANDO OUTROS ‘ BATIZADOS ‘

À DAREM SUA PARCELA DE COLABORAÇÃO PELA CAUSA DAS VOCAÇÕES E DOS VOCACIONADOS, PROCURE O MOVIMENTO SERRA DA SUA  COMUNIDADE , TRABALHE E REZE CONOSCO EM PROL DAS VOCAÇÕES E PRINCIPALMENTE DOS VOCACIONADOS QUE PRECISAM MUITO DE NOSSAS ORAÇÕES E OBRAS. 

QUE DEUS O ABENÇOE  E O BEATO JUNÍPERO SERRA O PROTEJA.

Fonte: http://juniperoserragil.blogspot.com.br/

Av. Domingos de Almeida 3150 - Areal - Pelotas

(53) 3225.8055

sitearquidiocese@gmail.com

Site desenvolvido em 2017 para Mitra Arquidiocesana de Pelotas.