top of page

Iniciação da Vida Cristã

A iniciação a Vida Cristã - IVC é um processo de crescimento na fé inicial em uma fé progressivamente madura, cada vez mais convicta e comprometida.

No processo vai se fortalecendo o encontro pessoal com Jesus e com o evangelho de maneira mais intensa através de uma experiência fascinante (Dap 277), que leve a uma adesão, comunhão e intimidade plena com Ele, caminho, verdade e vida (Jo 14,6).

A IVC tem como inspiração o catecumenato que não se limita á celebração dos sacramentos, mas a um progressivo mergulhar no mistério, dando valor a tempos, etapas com as celebrações, símbolos, ritos, bênçãos...

"Quando uma pessoa conhece verdadeiramente Jesus Cristo e nele acredita, experimenta sua presença na vida e a força da sua Ressurreição e não pode deixar de comunicar esta experiência" Papa Francisco.

A Iniciação a Vida Cristã desperta, amadurece a fé inicial e educa a pessoa como verdadeira discípula de Cristo.

Como características do discipulado são indicadas: 

"Que Cristo seja o centro da pessoa, através de um constante encontro, tenha espírito de oração, seja amante da Palavra, participante da Eucarística, inserido na comunidade eclesial e tenha um coração missionário" (Dap 292).

 

QUEM PODE PARTICIPAR DO PROCESSO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ?

 

01. É para toda criança com 9 anos completos até Agosto de 20__?

- Não batizado;

- Batizado que deseja completar a sua Iniciação Cristã e tornar-se discípulo missionário de Jesus Cristo, com a recepção do Sacramento da Eucaristia.

 

02. É para todo adolescente e jovem entre 13 a 17 anos até Agosto de 20__?

- Não batizado;

- Batizado que deseja completar a sua Iniciação Cristã e tornar-se discípulo missionário de Jesus Cristo, com a recepção dos demais sacramentos: Eucaristia e/ou Crisma.

03. É para todo adulto com 18 anos ou mais: 

- Não batizado;

- Batizado que deseja completar a sua Iniciação Cristã e tornar-se discípulo missionário de Jesus Cristo, com a recepção dos demais sacramentos: Eucaristia e/ou Crisma.

- Adulto que recebeu todos os Sacramentos, mas deseja aprofundar sua fé em Jesus Cristo.

 

SCAN_g01.JPG
bottom of page