SAV
S A V – SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL
SAV- significa Serviço de Animação vocacional. “Serviço” porque é, exatamente, um cumprimento de uma missão e toda missão implica uma atitude, uma ação concreta. “Animação” não é o mesmo que mera empolgação ou mesmo euforia. Quer sim expressar alegria consciente e certeza de poder contar com as graças necessárias para realizar tal empreendimento. É “Vocacional” porque nos recorda o chamado, escolha de Deus por nós. É um trabalho pastoral da Igreja que pretende despertar os cristãos à vocação humana, cristã e eclesial; discernir os sinais indicadores do chamado de Deus, cultivar os germes de vocação e acompanhar o processo de opção vocacional consciente e livre.
POR QUE SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL?
É necessário despertar a busca cada vez maior de dar uma resposta em forma de testemunho e serviço ao chamado de Deus e ao clamor do povo.
O Serviço de Animação Vocacional, sensível a esta emergência atual, está se preocupando com a formação de agentes que possam ser uma resposta eficaz às exigências da Igreja e do mundo no campo vocacional e ministerial.
Este serviço surgiu para animar a comunidade eclesial a se comprometer de maneira nova, criativa e decidida com as vocações e ministérios nas dimensões da ação evangelizadora, observando o processo de inculturação, em vista de uma Igreja toda ministerial e missionária.
Princípios do SAV:
Trata-se de:
-
Um SERVIÇO: tarefa, algo que se faz: Jesus não veio para ser servido, mas pra Servir (Mc 10,35-37.41-45).
A prova de que uma pessoa amadureceu na fé é quando ela se coloca a serviço.
O serviço é voluntário e para isso precisa de tempo suficiente para dedicar-se a ele.
-
De ANIMAÇÃO: colocar vida: dar alma, ânimo àquilo que se faz, coragem, vigor, entusiasmo, sem se deixar abater pelas dificuldades que surgirem.
-
VOCACIONAL: Deus chama a quem quer, porém, chama mediante as pessoas, foi assim que André conduziu seu irmão até Jesus. Vocação é chamado de Deus e implica na resposta da pessoa.
A Pastoral Vocacional, assim como a evangelização, a oração, a formação, a celebração litúrgica, a caridade, etc. Não é tarefa só de uma pessoa ou de um grupo, mas da Igreja toda, povo de Deus, que somos nós.
Espero por você, venha falar conosco!!
Responsável :
Pe. Hamilton Centeno e equipe do SAV arquidiocesano.
Telefone: 53 3223 - 0718