Setor da Juventude

A evangelização da juventude interessa muito à Igreja e aos seus pastores. Temos um compromisso sério com a formação das novas gerações que, pressionadas
por tantas propostas de vida, necessitam de muito discernimento, de coragem, de verdadeiros caminhos e, principalmente, de nossa presença amiga: "Os jovens
têm o direito de receber da Igreja o Evangelho e de ser introduzidos na experiência religiosa, no encontro com Deus e no contato com as riquezas da fé cristã."

Como se organiza na Arquidiocese?

Assessor: acompanha a evangelização da juventude em nome do bispo. Assegura a sintonia do plano de Evangelização da juventude junto ao Regional e Nacional. Atua junto ao comunicador(a) articulador(a) e a assessoria jovem.

Articulador: jovem escolhido no Setor Juventude que cria redes de articulação entre Grupos Paroquiais, Movimentos, Pastorais das juventudes, Congregações Religiosas e demais iniciativas de evangelização juvenil. Participa dos encontros de formação em âmbito regional e
diocesano.

Comunicador: jovem escolhido no Setor Juventude para criar redes de comunicação no processo de evangelização da juventude em âmbito diocesano e regional. Divulga as ações das juventudes em âmbito arquidiocesano e regional.Participa de seus encontros e formações.

Obs: Em nossa Arquidiocese temos uma rede de articuladores e via coordenadores de grupos e outra de comunicadores com participação e colaboração de um jovem escolhido por cada grupo paroquial ou expressões juvenis.

Assessoria Jovem: jovens que já viveram a experiência de articulador(a) comunicador(a) e continuam acompanhando e assessorando o Processo de Evangelização da Juventude.

Na Paróquia: A evangelização da juventude é organizada por uma Coordenação e por uma Assessoria Paroquial.
1- Articula as coordenações de grupos paroquiais existentes;
2- Participa das reuniões do Setor Juventude na Arquidiocese;
3- Elabora um Plano Paroquial de Evangelização da Juventude;
4- Incentiva a formação de assessores e de lideranças juvenis;
5- Participa da Assembléia Paroquial de Pastoral.