Santuário de Adoração

O Santuário de Adoração (prédio atual) foi construído, parte inicial em 1968 e concluído no ano de 1973, e inauguração em 12/08/1973, ocasião da comemoração do Jubileu de Ouro Sacerdotal de Dom Antônio Zattera, bispo da Diocese de Pelotas.

Inicialmente a Adoração Permanente ao Santíssimo Sacramento fora instituída em preparação ao 1º Congresso Eucarístico Diocesano (12/08/1948) em Pelotas pelo primeiro bispo diocesano, Dom Francisco de Campos Barreto, no interior da Catedral, no altar à esquerda do presbitério.

O terreno, na rua Gonçalves Chaves, 699 - foi doação (1958) da senhora Dinorah Pereira Branco e a planta do prédio foi confeccionada pelo arquiteto Plínio Oliveira Almeida, de Porto Alegre/RS.

O cuidado do Santuário inicialmente foi confiado a um grupo de Irmãs Religiosas Carlistas do Instituto de menores. Depois por um grupo da Congregação de São José (1973) e depois as Franciscanas (1975). Em 1987/88, a pedido do então bispo Dom Jayme Henrique Chemello, um grupo de Irmãs Franciscanas veio residir junto ao Santuário, dando mais atenção e acompanhamento pastoral aos fiéis. Em 2013, devido ao número reduzido de irmãs e outras necessidades pastorais da Congregação Franciscana, as Irmãs encerram seu serviço no Santuário, que passa a ser assumido por um pequeno grupo de leigos com o Capelão.

O atendimento espiritual e sacramental era realizado pelos padres Jesuítas, Companhia de Jesus, como capelães.

Finalidade:

a) sua finalidade primeira era constituir um local central e adequado para a oração, a eucaristia e adoração perpétua ao Santíssimo Sacramento;

b) a segunda era oferecer os serviços pastorais de aconselhamento, orientação e o sacramento da penitência, diariamente, bem no centro da cidade.​

1º Reitor - O primeiro reitor foi o Pe. Vitor Stefens, SJ, da Congregação dos padres Jesuítas, os quais atenderam o Santuário até o início de 2019 somente, devido ao número reduzido de Jesuítas na cidade.

A partir desta data 2019 os padres diocesanos assumiram o atendimento do santuário.

2019 – Pe. Munguele Kiyungu Jean Baptiste;

2020, .... – Pe. Luiz E. S. Zanetti

O cuidado material e acolhimento das pessoas no Santuário contou por muitos anos com o dedicado apoio e presença das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã até o ano de 2017, quando foram transferidas para outra comunidade pela sua madre Provincial.

Atualmente (2021) há uma pequena equipe de leigos da comunidade local que auxiliam no trabalho pastoral com o sacerdote responsável.

Segunda a sexta
Manhã: Das 8h30 às 11h30
Tarde: 14h às 17h

Missas

De Terça, Quinta e Sábado, às 16h.

Confissões

De Terça, Quinta e Sábado, das 14h às 15h45.

Contatos

- Secretaria – 53-984754428 (WhatsApp)    E-mail:  santuariodeadoracaopel@gmail.com

- Pe. Luiz Zanetti – 53-999876291 -  padreluizanetti@yahoo.com.br

santuário_de_adoracao.jpg