OBJETIVO DO MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO - MME
O ser e envio missionários são o compromisso de todos os BATIZADOS, também dos já CRISMADOS e EUCARISTIZADOS (portanto, dos INICIADOS em Jesus Cristo). Para reavivar essa consciência batismal, também crismal e eucarística, portanto de iniciação à vida cristã, do povo de Deus como Igreja de Cristo em missão no mundo, o Papa Francisco conclamou o Mês Missionário Extraordinário, com o tema: “Batizados e enviados – A Igreja de Cristo em missão no mundo”, e irá ocorrer no próximo mês de outubro, para celebrar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud, do Papa Bento XV.
O objetivo da proposta do Mês Missionário Extraordinário do Papa Francisco é despertar mais a consciência da missão ad gentes e de retomar, com novo impulso, a transformação missionária da vida e da pastoral.
O MME, a PRIORIDADE PASTORAL ARQUIDIOCESANA e a 2ª AÇÃO COMUM
Prioridade Pastoral Arquidiocesana: Sermos Igreja arquidiocesana, paroquial, comunitária e familiar como “Casa da Vida”
Segunda Ação Comum (concretização da Prioridade Pastoral): “Comprometer-se com a defesa e promoção da vida da ‘Casa Comum’ como ‘Igreja profética e missionária’ formada por pessoas e comunidades discípulas missionárias de Jesus Cristo, vivendo no ‘processo de Iniciação à Vida Cristã’ e na ‘consciência de sermos Igreja em estado permanente de missão’”, tendo como uma das atividades “Detectar as ‘periferias existenciais e geográficas’ mais palpáveis nas Paróquias (com crianças, jovens, idosos, doentes, marginalizados) e organizar uma ‘MISSÃO POPULAR’ nas Paróquias para ir ao seu encontro como ‘Igreja em estado permanente de missão’”.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO:
1ª - ABERTURA do MME
-
Nas paróquias das cidades de Pelotas e Capão do Leão:
Celebração Eucarística na Matriz da Paróquia Santa Teresinha, Três Vendas, no dia 01/Out (terça-feira) às 19h30min, Dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões;
-
Nas paróquias do interior:
Celebração Eucarística no dia 01/Out, Dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões, ou no Domingo próximo.
2ª - MME e ROMARIA DE N. SENHORA DE GUADALUPE
a) Rosário Missionário nos Grupos Bíblicos.
b) Peregrinação do Quadro-imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, com a valorização da “Cruz da Evangelização”.
c) Acato do compromisso Concreto Missionário.
3ª - MME e A VALORIZAÇÃO DA VIDA CONTEMPLATIVA NA DIMENSÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA
Para as paróquias das cidades de Pelotas e Capão do Leão: ao longo do mês de outubro assumir/participar de uma Celebração Eucarística no Carmelo Coração Eucarístico de Jesus. As Missas serão realizadas às 19h30.
4ª - MME e as ATIVIDADES da “MISSÃO POPULAR” (proposta pela 2ª Ação Comum concretizando a Prioridade Pastoral Arquidiocesana)
Detectar as periferias existenciais e geográficas mais palpáveis da Paróquia: Família Carentes, Idosos e enfermos, Crianças, Famílias afastadas, Famílias de batizados ou outras. Organizar uma “Missão Popular” na Paróquia para ir ao encontro como Igreja em estado permanente de missão.
5ª - ORAÇÃO DO MÊS MISSIONÁRIO E MENSAGEM PARA O DIA MUNDIAL DAS MISSÕES
Rezar a Oração do Mês Missionário e refletir a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões (clique aqui).
6ª - COLETA MISSIONÁRIA
Considerando que o Dia Mundial das Missões coincide com o dia da 34ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe, a Coleta Missionária poderá ser adiada para o último final de semana (26 e 27/Out).
7ª - MME e CELEBRAÇÃO DO ENCERRAMENTO
-
Nas paróquias das cidades de Pelotas e Capão do Leão:
Tríduo nos dias 28, 29 e 30/Out em cada Paróquia e Celebração Eucarística de Coroamento do MME, na Catedral Metropolitana no dia 31/Out (quinta-feira), às 19h30.
-
Nas paróquias do interior:
Celebração Eucarística de Coroamento do MME, no Domingo próximo ao dia 31/Out.
*No Tríduo destacar a atuação de Santa Teresinha do Menino Jesus, São Francisco Xavier e outros modelos de missionários.