OBJETIVO DO MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO - MME

       O ser e envio missionários são o compromisso de todos os BATIZADOS, também dos já CRISMADOS e EUCARISTIZADOS (portanto, dos INICIADOS em Jesus Cristo). Para reavivar essa consciência batismal, também crismal e eucarística, portanto de iniciação à vida cristã, do povo de Deus como Igreja de Cristo em missão no mundo, o Papa Francisco conclamou o Mês Missionário Extraordinário, com o tema: “Batizados e enviados – A Igreja de Cristo em missão no mundo”, e irá ocorrer no próximo mês de outubro, para celebrar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud, do Papa Bento XV.

    O objetivo da proposta do Mês Missionário Extraordinário do Papa Francisco é despertar mais a consciência da missão ad gentes e de retomar, com novo impulso, a transformação missionária da vida e da pastoral.

O MME, a PRIORIDADE PASTORAL ARQUIDIOCESANA e a 2ª AÇÃO COMUM

      Prioridade Pastoral Arquidiocesana: Sermos Igreja arquidiocesana, paroquial, comunitária e familiar como “Casa da Vida”

   Segunda Ação Comum (concretização da Prioridade Pastoral): “Comprometer-se com a defesa e promoção da vida da ‘Casa Comum’ como ‘Igreja profética e missionária’ formada por pessoas e comunidades discípulas missionárias de Jesus Cristo, vivendo no ‘processo de Iniciação à Vida Cristã’ e na ‘consciência de sermos Igreja em estado permanente de missão’”, tendo como uma das atividades “Detectar as ‘periferias existenciais e geográficas’ mais palpáveis nas Paróquias (com crianças, jovens, idosos, doentes, marginalizados) e organizar uma ‘MISSÃO POPULAR’ nas Paróquias para ir ao seu encontro como ‘Igreja em estado permanente de missão’”.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO:

1ª - ABERTURA do MME

  • Nas paróquias das cidades de Pelotas e Capão do Leão:

Celebração Eucarística na Matriz da Paróquia Santa Teresinha, Três Vendas, no dia 01/Out (terça-feira) às 19h30min, Dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões;

  • Nas paróquias do interior:

Celebração Eucarística no dia 01/Out, Dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões, ou no Domingo próximo.

 

2ª - MME e ROMARIA DE N. SENHORA DE GUADALUPE

a) Rosário Missionário nos Grupos Bíblicos.

b) Peregrinação do Quadro-imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, com a valorização da “Cruz da Evangelização”.

c) Acato do compromisso Concreto Missionário.

3ª - MME e A VALORIZAÇÃO DA VIDA CONTEMPLATIVA NA DIMENSÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA

Para as paróquias das cidades de Pelotas e Capão do Leão: ao longo do mês de outubro assumir/participar de uma Celebração Eucarística no Carmelo Coração Eucarístico de Jesus. As Missas serão realizadas às 19h30.

4ª - MME e as ATIVIDADES da “MISSÃO POPULAR” (proposta pela 2ª Ação Comum concretizando a Prioridade Pastoral Arquidiocesana)

Detectar as periferias existenciais e geográficas  mais palpáveis da Paróquia: Família Carentes, Idosos e enfermos, Crianças, Famílias afastadas, Famílias de batizados ou outras. Organizar uma “Missão Popular” na Paróquia para ir ao encontro como Igreja em estado permanente de missão.

5ª - ORAÇÃO DO MÊS MISSIONÁRIO E MENSAGEM PARA O DIA MUNDIAL DAS MISSÕES

Rezar a Oração do Mês Missionário e refletir a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões (clique aqui).

 

 

6ª - COLETA MISSIONÁRIA

Considerando que o Dia Mundial das Missões coincide com o dia da 34ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe, a Coleta Missionária poderá ser adiada para o último final de semana (26 e 27/Out).

 

 

7ª - MME e CELEBRAÇÃO DO ENCERRAMENTO

  • Nas paróquias das cidades de Pelotas e Capão do Leão:

Tríduo nos dias 28, 29 e 30/Out em cada Paróquia e Celebração Eucarística de Coroamento do MME, na Catedral Metropolitana no dia 31/Out (quinta-feira), às 19h30.

  • Nas paróquias do interior:

Celebração Eucarística de Coroamento do MME, no Domingo próximo ao dia 31/Out.

 

*No Tríduo destacar a atuação de Santa Teresinha do Menino Jesus, São Francisco Xavier e outros modelos de missionários.

Mês Missionário_Sugestões Capa.png
Clique sobre a imagem e baixe as sugestões da Arquidiocese para o Mês Missionário Extraordinário
Clique sobre a imagem e baixe a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundia das Missões
Mensagem.PNG

Av. Domingos de Almeida 3150 - Areal - Pelotas

(53) 3225.8055

sitearquidiocese@gmail.com

Site desenvolvido em 2017 para Mitra Arquidiocesana de Pelotas.