10º CONGRESSO ARQUIDIOCESANO DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

No dia 27 de novembro de 2022, no interior do salão paroquial da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, do Porto, foi realizado o 10º CONGRESSO ARQUIDIOCESANO DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO (Rede Mundial de Oração do Papa), com o tema: "Sagrado Coração de Jesus, comunhão, participação e missão"!

O encontro iniciou às 8 horas da manhã, com a acolhida dos apóstolos e apóstolas do Coração de Jesus, vindo das paróquias da cidade e do interior da Arquidiocese, contando com a animação de Sandro Maciel, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Estiveram presentes os núcleos das paróquias de Jaguarão, Canguçu, Arroio Grande, Morro Redondo, São Lourenço do Sul e da cidade de Pelotas, as Paróquias

Santa Teresinha, Santo Cura d'Ars, São Cristóvão, Senhor Ressuscitado, Nossa Senhora da Luz e Operários de Cristo. Foi servido uma mesa farta de café aos congressistas!

Após, às 9 horas, deu-se início com a oração inicial, com a entrada das bandeiras! Após foi passada a palavra ao Padre Sereno, diretor espiritual do nosso regional, que abordou o tema, Sagrado Coração de Jesus, comunhão, participação e missão! Que foi muito bem abordado! Houve bastante dinâmica para descontrair!

As 11 horas, foi prestado a homenagem a Nossa Senhora, com o canto do ofício da Imaculada Conceição, muito bem cantado pela equipe da Patrícia e companhia!

Após, foi servido o almoço!

Na parte da tarde, demos início as 13h30 com outra dinâmica, apresentada pelo Padre Tarcísio, tivemos um momento vocacional, com a recita da dezena do terço, pelas vocações!

Após foi proferida a palestra sobre as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus, a Santa Maria Alacoque, pelo Padre Edson Francisco. Neste período, recebermos a visita do Padre Marciano, diretor espiritual do Apostolado da Oração, da Diocese do Rio Grande, juntamente com 3 jovens do grupo jovem (MEJ - Movimento Eucarístico Jovem) que falou sobre o apostolado e os jovens do MEJ, que está sendo criado na diocese do Rio Grande.

Após, seguirmos em procissão, com as bandeiras, até a Igreja, para a Celebração Eucarística de encerramento, presidida por mim, e concelebrada pelos padre Sereno, que fez a homilia, Padre Edson Francisco, Padre Marciano e Padre Tarcísio Anderson!

Após a homilia, foi dado a posse para a Nova coordenação arquidiocesana do Apostolado, assim constituída:

COORDENADORA: Lígia Prestes Porto, do núcleo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Canguçu.

VICE COORDENADORA: Maria Luiza, do núcleo da Paróquia do Cura d'Ars.

SECRETÁRIA: Ângela, do núcleo da Paróquia do Cura D'as.

VICE SECRETÁRIA: Maria Terezinha, do núcleo da Santa Casa.

TESOUREIRA: Isaira, do núcleo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Canguçu

VICE TESOUREIRA: Elenir, do núcleo da Paróquia do Morro Redondo.

CONSELHEIRAS: Cleusa, do núcleo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Canguçu.

Maria Lúcia, do núcleo da Paróquia Senhor Ressuscitado do Areal, Pelotas.

No final da Santa Missa, foi feito o agradecimento, ao serviço prestado pela ex-coordenadora Graça Lucena, juntamente com a sua equipe.

Após a Santa Missa, de volta ao salão paroquial, foi oferecido o tradicional café festivo com bolo.

Assim concluímos o nosso 10º CONGRESSO ARQUIDIOCESANO do Apostolado da Oração (Rede Mundial de Oração do Papa).

Texto: Pe. João Joaquim dos Santos - Diretor Espiritual do Apostolado da Oração.