• Lupi Scheer dos Santos

PASCOM REALIZA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO

Há vários anos, a Arquidiocese de Pelotas possuía o desejo da criação da Pastoral da Comunicação. No final no mês de abril, um grupo de 8 pessoas, com formação e práticas bastante variadas deu início aos primeiros passos dessa equipe.

A intenção é articular com todas as Paróquias, Movimentos, Pastorais, Setores e Organismos a comunicação interna e externa, proporcionar formação para o uso dos meios de comunicação, acompanhar espiritualmente os profissionais da área e zelar pela imagem da Igreja, oferecendo atendimento adequado à imprensa. Nessa quarta-feira (16/5), no início da noite, nas dependências da Rádio Universidade, foi realizada a segunda reunião. Nela foi refletida os primeiros passos dados, em especial o envio da carta de apresentação às Paróquias, juntamente com o pedido de representantes em cada Paróquia, Movimento e Pastoral para articular a divulgação dos eventos, e ainda, o lançamento do questionário que tem como objetivo identificar o perfil do público que acessa os meios de comunicação da Arquidiocese e seus interesses. Foi bastante satisfatório ter a informação de que na cidade de Pelotas, me apenas 5 dias, mais de 170 pessoas de todas as Paróquias responderam o questionário. Com a idade variando de 13 a 78 anos, foi possível notar que a ferramenta que ainda possui maior acesso é o Facebook, além do sexo e escolaridade. Após comentou-se sobre a intenção de transformar o site em um local de informação, mas também de formação. Por isso, nos próximos dias diversas lideranças (Padres, religiosos e leigos) serão contatados para que tenhamos em a publicação periódica de artigos de diversos temas, entre eles: Bíblia, Catequese, Liturgia, Caridade, Doutrina Social da Igreja, Ano do Laicado, Jovens e outros a serem definidos. No final da reunião, foram pensadas algumas formas de divulgação da Festa de Corpus Christi e, ainda, motivou-se o estudo do documento 99, da CNBB, que aborda a Comunicação da Igreja do Brasil. Reforçamos o convite a todos para que possam participar do questionário proposto, além de, após conversar com os párocos e coordenações de movimentos e pastorais, nomes possam ser indicados para o fornecimento de notícias das diversas realidades da nossa Arquidiocese.