Jesus, no trecho de hoje do seu Sermão da Montanha, que Mateus apresenta nos capítulos 5, 6 e 7 do seu Evangelho, fala do julgamento que tantas vezes fazemos. Ele diz: "Não julgueis e não sereis julgados. Pois vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos com a mesma medida com que medirdes". E Jesus acrescenta: "Porque observas o cisco no olho do teu irmão e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? Ou como podes dizer ao teu irmão: 'Deixa-me tirar o cisco do teu olho', quando tu mesmo tens uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisto do olho do teu irmão".
Como é atual essa palavra de Jesus sobre o julgamento! Vivemos numa sociedade que julga demais os outros. São eles, os outros, que sempre são os errados! Será que não é urgente, a cada um, cada uma de nós olhar mais para si e continuamente fazer uma revisão de sua vida?
Uma sociedade que convive julgando os outros não é feliz! Uma sociedade que não constrói juntos não é feliz! Não julgar os outros e fazer juntos é divino.
+Dom Jacinto Bergmann