• Arquidiocese de Pelotas

“A Palavra de Deus para Hoje” 26-06-18


Estamos, com o trecho do Evangelho de hoje, ainda no Sermão da Montanha de Jesus, apresentado pelo evangelista Mateus nos capítulos 5, 6 e 7 do seu Evangelho. Três coisas Jesus deixa claro, no trecho do Evangelho de hoje, aos seus discípulos:

Primeira coisa: “Não deis aos cães as coisas santas nem atireis as vossas pérolas aos porcos, para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedaçam”. Com essas palavras, Jesus não tolera nos seus seguidores, o “aproveitamento” de Deus e da religião: isso é mexer no sagrado que é sagrado; isso é caminhar, como disse o Papa Francisco, para um “mundanismo religioso”.

Segunda coisa: “Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles, nisto consiste a lei e os profetas”. Com essas palavras, Jesus quer que seus discípulos sejam os primeiros a cumprir a assim chamada “regra de ouro”.

Terceira coisa: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição e muitos são os que entram por ele! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”. Com essas palavras, Jesus não promete facilidade; para ele felicidade não é sinônimo de facilidade!

+Dom Jacinto Bergmann


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube