"A PALAVRA DE DEUS PARA HOJE" 17-07-18

O evangelista Mateus, no trecho do seu Evangelho de hoje, escreve que "Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido”. São as cidades de Corazim, de Betzaida e de Cafarnaum.

De Corazim e Betzaida Ele diz: "Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betzaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós, tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito mais tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza".

De Cafarnaum ele diz: "E tu, Cafarnaum, acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti, tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje".

Será que nossas cidades de hoje também não estão sendo censuradas por Jesus? Acontecem tantos milagres de transformação de morte para a vida e não são percebidos. Há tantos apelos de conversão presentes na natureza da criação e na história da humanidade e não somos sensíveis à linguagem de Deus.

Infelizmente queremos, nos tempos atuais, única e exclusivamente, construir nossas cidades apenas tendo presente a dimensão horizontal, como se não precisássemos da dimensão vertical. Construir as cidades dos homens sem construí-las com Deus, é construí-las sem bases sólidas. Já diz claramente a Palavra de Deus presente na Bíblia: "Em vão constroem a casa os que a constroem sem Deus!"

+Dom Jacinto Bergmann