• Arquidiocese de Pelotas

"A PALAVRA DE DEUS PARA HOJE" 18-07-18


No trecho do Evangelho de hoje, o evangelista Mateus apresenta uma oração de louvor de Jesus. A oração de louvor é esta: "Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondestes essas coisas aos intelectóides e entendidos e as revelastes aos simples e pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado".Nessa oração de louvor de Jesus, ele louva pelas coisas reveladas pelo próprio Deus. E essas coisas reveladas por Deus são escondidas aos intelectóides e entendidos; ao passo que são reveladas aos simples e pequeninos. Portanto, as coisas de Deus ficam escondidas aos intelectóides e entendidos e ficam reveladas aos simples e pequeninos.

Quem são os intelectóides e entendidos? Quem são os simples e pequeninos? Intelectóides e entendidos são aqueles que só usam a razão, e por isso sempre tem razão em tudo e sobre todos, até sobre Deus. São fechados! Já os simples e pequeninos são aqueles que usam, sim, a razão, mas também o coração, e por isso sabem acolher a verdade que vem de Deus. São abertos.

Não é fechando-se usando somente a razão que encontro a verdade. Mas, é abrindo-me com a razão e o coração que eu encontro a verdade.

+Dom Jacinto Bergmann


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube