"A PALAVRA DE DEUS PARA HOJE" 19-07-18

No Evangelho de hoje, tirado de Mateus, Jesus dirige palavras reconfortantes aos que como Ele e com Ele lutam para implantar o Reino de Deus, um reino de amor, construído na verdade e na justiça. Implantar esse reino de Deus, um reino de amor, construído na verdade e na justiça, muitas vezes não é fácil. Mexe com o “anti-reino de Deus”, que não tolera o amor, não aceita a verdade e a justiça. Há inclusive perseguição! Como perseverar, então, na implantação do Reino de Deus? Como ficar firme no amor, na verdade e na justiça? O que fazer para não cansar na caminhada, não fatigar-se sob o peso dos fardos, não dobrar-se sobre o jugo? Pois então, aí vem as palavras reconfortantes de Jesus ao nosso encontro: "Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e vós encontrais descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." Jesus não prometeu facilidade! Jesus prometeu felicidade! A felicidade passa pela cruz, que carregada com Jesus, é um "jugo suave" e um "fardo leve".

+Dom Jacinto Bergmann