• Arquidiocese de Pelotas

"A PALAVRA DE DEUS PARA HOJE" 20-07-18


No Evangelho de hoje, encontramos Jesus passando no meio de uma plantação acompanhado por seus discípulos. E foi num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. Vendo isso, os fariseus disseram a Jesus: "Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!" A resposta de Jesus fez pensar aos fariseus: "Nunca lestes o que fez o rei Davi quando ele e seus companheiros sentiram fome? Como entrou na Casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda, que nem a ele, nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? Ou nunca lestes na lei que, em dia de sábado, no templo, os sacerdotes violam o sábado, sem contrair culpa alguma? De fato, o Filho do homem é senhor do sábado!"

Impressiona como Jesus tem discernimento: ele sabe e age colocando o sábado a serviço da pessoa e não a pessoa a serviço do sábado. Os fariseus já tinham se tornado escravos da lei sabática. Jesus, sem tirar a força da lei, coloca a lei sabática a serviço da pessoa humana. A lei não pode escravizar, mas sim libertar.

Em palavras de hoje: o secundário deve estar a serviço do essencial e não o essencial a serviço do secundário. Saber e agir assim, nos torna livres e felizes!

+Dom Jacinto Bergmann


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube